Vanderlei Luxemburgo é o escolhido para comandar o Corinthians pela terceira vez
Treinador passou pelo Timão em 1998 e 2001, onde foi campeão.
O “pofexô” está de volta. Após muita expectativa, procura e espera, o Corinthians acertou nesta segunda-feira (1º) a volta de Vanderlei Luxemburgo ao Parque São Jorge. O treinador de 70 anos volta ao Timão após 22 anos, onde faturou o Campeonato Paulista de 2001. Antes disso, Luxa comandou o time de 1998, que ganhou o Campeonato Brasileiro e que tinha o famoso esquadrão Vampeta, Rincón, Ricardinho, Marcelinho e Dinei.
Vanderlei Luxemburgo chega para substituir Cuca, que deixou o Corinthians após forte pressão da torcida, em razão da condenação pelo crime de estupro ocorrida em 1987, quando ainda era jogador. O contrato de Luxa com o Timão vai até dezembro, quando termina também o mandato do presidente Duilio Monteiro Alves.
E nem houve tempo para Luxemburgo ser apresentado oficialmente. Nesta segunda-feira, ele já comandou o treino do Corinthians, no CT Joaquim Grava. Ele deve fazer sua estreia pelo Timão nesta terça-feira, contra o Independiente del Valle, às 21h, na Neo Química Arena, pela fase de grupos da Conmebol Libertadores.
Desde que Cuca saiu, a diretoria recebeu negativas de Tite, que pretende trabalhar no futebol europeu, e Mano, que avisou que irá cumprir seu contrato no Internacional. No fim de semana, o Corinthians chegou até a encaminhar um acordo com Roger Machado. No entanto, a torcida não gostou e houve recuo.
Motivo para a contratação?
O último trabalho de Vanderlei Luxemburgo foi com o Cruzeiro em 2021. Na época, o treinador conseguiu tirar o time do risco de cair para uma vexatória Série C do Campeonato Brasileiro.
De acordo com a diretoria corintiana, um dos motivos para a contratação de Luxa, foi porque há o diagnóstico de que falta ao elenco entender o que é “ser Corinthians” em alguns momentos, concentração e entrega em alguns jogos, cenário que Luxa é visto como alguém capaz de corrigir. O histórico extenso de títulos e trabalhos em grandes clubes, também.
Conselheiros influentes do já vinham insistindo há alguns dias pela contratação de Luxemburgo, mostrando e justificando tal opção diretamente à diretoria, que também ouviu o pedido de líderes de torcidas organizadas do clube.
LEIA TAMBÉM