BarretosObras

Prefeitura entrega revitalização do Cemei

Unidade Escolar, que completa 40 anos em 2024, recebeu investimento de mais de R$1,7 milhão e passou por obras de reforma e ampliação

A prefeita da Estância Turística de Barretos, Paula Lemos, entregou as obras de reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Veridiana da Silva “Dona Bilica”, no bairro Pimenta.
A chefe do executivo agradeceu a presença da comunidade e autoridades e falou sobre a relevância da patrona do Cemei. “Hoje, quando a gente entrega este espaço, é muito importante começar falando da patrona. Precisamos olhar nossas crianças com o olhar que a Dona Bilica tinha para toda a nossa comunidade e ensinar este amor ao próximo”, disse.
Com um investimento de R$ 1.765.209,98, o Cemei foi totalmente revitalizado, com a construção de três novas salas de aulas, três banheiros para funcionários e dois para alunos e um banheiro com acessibilidade, pátio coberto com estrutura metálica, lavanderia com despensa e banheiro, cozinha com despensa, sala dos professores, diretoria, secretaria e playground. O prédio também recebeu nova pintura, troca de janelas e portas, e melhorias nas redes elétrica e hidráulica, além de novos mobiliários e lousas nas salas de aulas.
Kelen dos Santos Alves, mãe da aluna da pré-escola Lavínia Evelyn, contou que a espera pela reforma valeu a pena e disse estar muito feliz com o atendimento que a filha de cinco anos recebe no Cemei. “Está perfeita, valeu a pena esperar. Está lindo, super acolhedor”. “Eu só tenho a agradecer. Ela está muito evoluída, escrevendo em letra cursiva, contando até 50, 100, falando inglês”, completou Kelen.

História

O Cemei Veridiana da Silva “Dona Bilica” atende 81 crianças entre quatro meses e cinco anos, moradores do bairro Pimenta e adjacências. A unidade conta com 35 funcionários, entre efetivos e contratados no Regime Jurídico Administrativo Especial (Rejaes).
Em funcionamento desde 14 de abril de 1984, centro de educação leva o nome de “Dona Bilica”, que nasceu em 1904 e veio para Barretos aos 16 anos de idade. Casou-se com Etelvino Leandro com quem teve uma única filha, ambos falecidos. A missão de Dona Bilica era benzer, para isso utilizava o poder das mãos, plantas e da oração. Jamais negou uma benção a quem a procurasse e jamais cobrou um centavo por esta ação. Para manter sua família, vendia xaropes, quitutes e trabalhava com lavadeira e passadeira, levando uma vida simples pautada pela religiosidade. Faleceu em 26 de junho de 1999.
Ana Lúcia Custódio, neta da patrona da unidade, falou do trabalho e força de Dona Bilica. “Eu estou muito emocionada de estar aqui neste momento”. Ela parabenizou a diretora e a equipe do Cemei pela reforma e, ao final de sua fala, pediu a todos uma grande salva de palmas em memória da avó.
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo