O banho ideal – Equilibrando os benefícios e os riscos da água quente
Entenda os efeitos negativos da água quente: como ela afeta a pele, cabelo e organismo


É fundamental ter conhecimento de que a água excessivamente quente pode acarretar efeitos negativos na pele, cabelo e funcionamento interno do organismo. O corpo humano mantém uma temperatura natural entre 36 e 37°C, mas essa temperatura pode ser alterada quando expostos a elementos com temperaturas elevadas, como ocorre em banhos muito quentes.
A água do chuveiro tem o poder de modificar a temperatura corporal, impactando na pressão sanguínea e ocasionando tontura, falta de ar e dores de cabeça.
A pele sofre com o ressecamento e pode apresentar inflamações cutâneas, conhecidas como dermatites, quando exposta a água muito quente. Além disso, outras condições dermatológicas podem ser agravadas pelo uso excessivo desse tipo de água.
No caso dos cabelos, a alta temperatura contribui para o aumento da oleosidade, podendo desencadear a formação de caspa. Banhos quentes também deixam os cabelos sem brilho, opacos, enfraquecidos e quebradiços.
Banho ideal
O banho ideal deve ter uma temperatura que não ultrapasse os 37°C, a fim de se assemelhar à temperatura corporal. Além disso, o tempo de exposição à água quente deve ser de 5 a 10 minutos no máximo.
É importante ressaltar que o banho quente também possui benefícios, como o relaxamento muscular e a redução da ansiedade e do estresse. O segredo está em equilibrar e reservar banhos mais quentes para ocasiões específicas, não transformando isso em um hábito constante.
LEIA MAIS
VÍDEO – Dubladores do filme Elementos falam sobre seus papeis