Economia

Dólar dispara após tarifa de Trump contra o Brasil; entenda o impacto

Com impacto no mercado, Ibovespa caí 0,70%, aos 136 mil pontos

O dólar registrava alta de 0,87% nesta quinta-feira (10), cotado a R$ 5,55 por volta das 12h20, após o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. Na máxima do dia, a moeda chegou a R$ 5,62.

O impacto no mercado foi imediato: o Ibovespa caía 0,70%, aos 136 mil pontos, e ações de empresas com forte exposição ao mercado americano, como a Embraer, desabavam; a fabricante de aeronaves recuava mais de 8%.

A medida, anunciada pode atingir itens estratégicos das exportações brasileiras, como aço, café, carne bovina e petróleo.

Trump justificou a decisão citando o julgamento de Jair Bolsonaro no STF, que classificou como “vergonha internacional”. Também afirmou que o comércio com o Brasil gera “déficit insustentável” para os EUA e condicionou a retirada das tarifas à abertura do mercado brasileiro.

Em resposta, o presidente Lula prometeu agir com base na Lei da Reciprocidade Econômica, que autoriza o Brasil a impor tarifas equivalentes em caso de sanções unilaterais.

O mercado teme que o aumento nas tarifas eleve os custos de produção globalmente, pressione a inflação e adie a queda de juros nos EUA. Desde segunda-feira, Trump tem enviado cartas semelhantes a líderes de outros países, o Brasil recebeu a tarifa mais alta até agora.

LEIA MAIS

Jato faz pouso de emergência em Jundiaí

Grupo Casas Bahia tem vagas abertas; confira como se candidatar

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo