GeralJundiaí

Morre Athon, cão da GM premiado e citado no Guinness Book

O Canil da Guarda Municipal de Jundiaí perdeu nesta quarta-feira (05), um de seus cães mais valorosos– o cão Athon da raça pastor Belga Malinois, integrante ativo na corporação por 8 anos.  Ele  estava aposentado desde 2017, mas fazia parte do “casting” de cães da GMJ.

Athon tinha 13 anos e 7 meses e segundo o veterinário do Canil, Dr Clóvis Sproesser começou a se sentir mal na madrugada desta quarta-feira e rapidamente foi levado para uma clínica onde passou por um procedimento cirúrgico, vindo a falecer nesta tarde. ” A necropsia constatou trombose que comprometeu o baço e a vascularização do estômago causando necrose e ruptura, sendo essa a causa da morte”, explicou o veterinário.

Um dos cães mais premiados em competições nacionais policiais, Athon é recordista mundial na apreensão de drogas estando atualmente no Guinness Book.

Em 2009 durante um apoio do Canil da GM a polícia rodoviária em uma abordagem em um caminhão na rodovia Romildo Prado em Itatiba, a equipe que conduzia Athon (GMs Danilo e Durval) encontraram quase 9 toneladas de maconha escondidas em um fundo falso. Colocado em cima do caminhão e farejando minuciosamente, o cão encontrou as toneladas de entorpecente. Além das drogas, o bom faro para encontrar armas também foi destacado pelos guardas em ocorrências neste período de ativa.

O subinspetor Daniel da Silva, um dos chefes do Canil , lembrou que uma das qualidades do Athon era o de se apresentar para crianças. “Ele interagia muito rapidamente com as crianças e nos eventos assistenciais, trazendo dessa forma uma aproximação muito grande com a população”

O cão está na Zoonoses onde será cremado em local ainda indefinido.

Filho de Iris, uma pastora belga Malinóis  1ª geraçao de farejadores , faz parte da segunda geração de cães farejadores da GM de Jundiaí.

Ele também é pai de Sadan.

Athon é o responsável pela continuidade das gerações de grandes campeões!

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios