
As três carretas “causaram” no trânsito de Jundiaí na semana passada por motivos diferentes. A primeira foi na avenida Jundiaí. O veículo que transportava chorume – nome dado a um líquido escuro que contém alta carga poluidora e é proveniente de matérias orgânicas em putrefação – por algum motivo parte da carga vazou na avenida Jundiaí perto da Rodovia Anhanguera. Sendo assim, foi preciso que um caminhão tanque da Prefeitura fizesse a limpeza do local tamanho era o odor. Mesmo assim, As reclamações se multiplicaram no telefone de atendimento ao munícipe.
No dia seguinte uma carreta tombou no distrito industrial e o motorista não conseguia tirar o veículo do local. Um produto químico vazou e foi preciso jogar areia para conter o vazamento. Após o veículo ser destombado as rodas rodavam em falso. Foram 15 horas no mesmo local, com o trânsito complicado. O veículo só saiu da avenida porque um agente de trânsito pediu a ajuda de o motorista de outro caminhão que passava pelo local.
No mesmo dia o motorista de uma carreta decidiu fazer uma conversão proibida na avenida Jundiaí. Resultado. O veículo tombou e parte da carga ficou esparramada no chão. Foram feitos desvios dos dois lados da avenida que é uma das mais movimentadas da cidade. A carga teve que ser removida do caminhão e do chão. Mas só no dia seguinte a carreta foi retirada do local.
Motoristas e Agentes de Trânsito
Não é possível medir ou contabilizar os prejuázos causados pelos três acidentes que poderiam ser evitados. Acidentes acontecem, mas com o veículo em ordem os problemas são minimizados. Típico caso de cobrança da manutenção preventiva das carretas resolveria parte dos problemas.
Temos ainda dois tombamentos. Um numa área proibida para este tipo de manobra (avenida Jundiaí) e outro no distrito industrial que com um pouco de prudência teria evitado o acidente. O local e de baixa velocidade e não se sabe o motivo, mas não é possível tombar um veículo tão pesado em baixa velocidade.
Por último e mais importante pessoas que não tinham nada a ver com estes motoristas ou veículos acabaram presas em congestionamentos e em muitos casos se atrasaram para chegar ao trabalho e perderam compromissos. Mas não é só. Enquanto isso, mais de uma dezena de Agentes de Trânsito de Jundiaí se revezaram nos locais dos acidentes. Uns saíram mais tarde, outros entraram mais cedo. Trabalho dobrado, gasto extra para o município, e almoço adiado ou feito de forma rápida no local com um lanche. Tudo para manter a segurança viária para quem passava pelo local.
Para evitar tantos problemas… Recomenda-se uma dose maior de cidadania e precaução aos motoristas que podem complicar o trânsito a vida de muita gente de uma hora para outra. Atenção ao volante e respeito ao próximo.
leia as reportagens sobre os acidentes
VÍDEO – Carreta com produtos químicos é retirada do local após 15 horas