Economia

Brasil e banco dos EUA assinam acordo

Setores de telecomunicações, energia e infraestrutura serão beneficiados

Aconteceu nesta terça-feira (20), a assinatura de um acordo entre o Governo Federal e o Banco de Exportação e Importação dos Estados Unidos (EximBank). Será para a vinda de investimentos de US$ 1 bilhão (R$ 5,6 bilhões) para várias áreas.

O Ministério da Economia e o Exim concordam em identificar opções para usar o financiamento do banco americano nas áreas de telecomunicações (tecnologia 5G), energia (nuclear, petróleo e gás e renováveis), infraestrutura, logística, mineração e manufatura (aeronaves), de acordo com informações da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

“Fizemos um acordo com o Mercosul, que estava parado há oito anos, com a União Europeia, parado há 20 anos, fizemos um acordo com a Área de Livre Comércio Europeia. Começamos negociações com Japão, Coreia do Sul, Canadá e chegamos a um grande acordo com os americanos para facilitar o comércio, convergência de marcos regulatórios e anticorrupção”, disse o ministro da economia, Paulo Guedes.

OCDE

Também presente na cerimônia, o presidente Jair Bolsonaro falou sobre a satisfação em receber a comitiva do embaixador Robert O’brion, conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos e agradeceu o apoio do presidente Donald Trump para a adesão do Brasil à Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A OCDE reúne os países mais industrializados do mundo e estabelece parâmetros conjuntos de regras econômicas e legislativas para os seus membros. Atualmente, o grupo conta com 36 países-membros, a maioria da Europa.

Bolsonaro disse ainda que espera comparecer à posse para o segundo mandato de Trump, caso ele seja reeleito, nas eleições dos Estados Unidos. “Não interfiro, mas do coração e pelo respeito que tenho ao povo americano e pelo trabalho e consideração que Trump teve para conosco é que manifesto dessa forma nesse momento”, disse o presidente

Leia também

Senador Chico Rodrigues pede afastamento após escândalo

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios