GeralItatiba

Monumento vai homenagear as vítimas da Covid-19 em Itatiba

Até o momento cidade perdeu 325 pessoas para a doença

Por muito tempo a Covid-19 não será esquecida pelos brasileiros e pela população mundial, devido as milhões  de mortes ocorridas. Em Itatiba, para que a memória das pessoas seja preservada, a prefeitura irá inaugurar na  sexta-feira (3 de dezembro) um monumento.

Ele será construído numa praça ao lado do Parque Luís Latorre, vai contar com um paisagismo, iluminação e fonte especiais. Segundo a administração, as famílias de todas as vítimas, e a população que perdeu amigos e parentes, estão convidados a participar desse momento de lembrança e honraria. A trilha sonora será responsável pela Corporação Musical Santa Cecília.

A obra é executada em parceria com o Reserva Santa Rosa – residencial próximo à praça. Além do monumento, um novo ato simbólico está marcado para o sábado, 04/11, já dentro do Parque Luís Latorre. A partir das 9h30, as famílias foram convidadas a plantar 325 árvores, número alusivo às vítimas. As mudas de árvores remetem à continuidade da história das vítimas, agora integradas à natureza. As espécies foram escolhidas de forma técnica, e são adequadas à integração com a fauna do Parque, a se tornar no futuro um bosque.

“São homenagens singelas, simbólicas, mas que poderão trazer um pouco de alento ao coração daqueles que ficaram. São pais, filhos, avós, tios, amigos, e até mesmo figuras queridas de nossa cidade, que se foram com essa pandemia. Suas memórias merecem nosso total respeito e reverência. Com o monumento, a ideia é tentar amenizar um pouco essa dor, com um local bonito e contemplativo, uma lembrança mais leve num momento de esperança”, diz o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.

Vidas perdidas em Itatiba

A contabilização foi feita desde 06 de abril de 2020 – data do primeiro óbito – até 09 de setembro de 2021, data da última morte causada pela doença no município. Desde então, felizmente, mais nenhum morador de Itatiba perdeu a vida para o coronavírus. Também desde setembro, o município vem registrando – na grande maioria das semanas – índice zero de internações na UTI – Covid.

A queda das mortes está diretamente ligada ao avanço da vacinação contra o vírus. Quanto mais pessoas vacinadas, menos mortes e internações. Até sexta-feira (26), Itatiba já aplicou mais de 197,5 mil doses de vacina, tendo sido imunizada com duas doses mais de 80% da população. Só em doses de reforço, foram mais de 11 mil doses aplicadas em pessoas acima de 50 anos.

LEIA TAMBÉM

Covid-19: Ômicron já está presente em 12 países

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios