
O Hospital Universitário (HU) de Jundiaí pede socorro e ajuda da população para a doação de leite materno. O Banco de Leite do Local está em nível crítico e mesmo com 70% do estoque, a unidade é responsável por atender outros três hospitais da Região.

A justificariva para haver a queda de doação se deve a atual fase da pandemia da Covid-19, especialmente com a variante ômicron e também por conta da gripe. Segundo o HU, em dezembro de 2021, foram doados 91 litros de leite. Desses, 60 litros foram para o HU, 17 para o Hospital Pitangueiras e 14 litros para o hospital Paulo Sacramento. Com essa quantidade, 48 recém-nascidos foram atendidos.
Mas para manter a demanda, o Banco de Leite precisa de doadoras. Para doar, basta ser saudável e não estar fazendo uso de nenhum medicamento que interfira na qualidade do leite materno. A equipe do Banco de Leite retira o leite na casa da doadora. Para isso, é necessário que a doadora resida nas cidades de Jundiaí, Itupeva, Cabreúva, Itatiba, Louveira, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista.
As interessadas podem entrar em contato com o Banco de Leite, será feito uma breve entrevista e, estando apta para ser doadora, a equipe do BLH vai até a residência e ensina como fazer a ordenha e armazenamento. O telefone do Banco de Leite é 08000-178155.
LEIA TAMBÉM
Campo Limpo recebe quase 500 doses de vacinas pediátricas contra Covid-19