Primeiro mutirão de castração de Jundiaí é realizado
Caães e gatos foram atendidos
Nesta sexta-feira (11), o dia foi de castração gratuita para os cães e gatos de Jundiaí. O serviço teve como objetivo garantir mais saúde e qualidade de vida, além de evitar o descontrole populacional dos animais. A ação foi da Pefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), por meio do Departamento do Bem-Estar Animal (Debea). Este foi o primeiro mutirão de castração de 2022.
Segundo a administração, ao todo, 91 animais passaram pelo procedimento veterinário. Morador do Jardim Santa Gertrudes, Luiz Carlos Delgemo levou seus dois cachorros e um gato para fazer a castração.
“Esse serviço gratuito é muito bom, adotei o gatinho com cinco meses e a castração oferecida pela Prefeitura é um ótimo benefício. Se eu precisasse fazer em clínica particular seria inviável por conta do alto custo”, afirmou.
Os mutirões são realizados quinzenalmente e neste ano algumas ações serão realizadas nos bairros, para facilitar o acesso dos tutores. “Nosso objetivo é evitar o descontrole populacional de cães e gatos e, para isso, procuramos alternativas para ampliar a adesão ao programa de castração gratuita”, explica a diretora do Debea, Daniela Araújo Passos.
Próxima etapa
Os tutores de cães e gatos interessados em castrar seus animais de estimação podem fazer o cadastro pelo site da Prefeitura ou pelo aplicativo de celular APP Jundiaí, no serviço Cadastro de Animais para Castração. Podem ser inscritos fêmeas e machos de cães e gatos com idade entre três meses e oito anos e mais de um quilo.
Após o cadastro, o tutor deve ficar atento ao contato do Debea. A lista com o nome dos animais que aguardam a castração também fica disponível no site da Prefeitura e é atualizada bimestralmente. Também é importante estar atento à ligação do Departamento. Para mais informações, os tutores podem entrar em contato com o Debea pelo 4582-2649.
LEIA TAMBÉM