O feriado de Tiradentes desta quinta-feira (21) foi de agito e de festa no Parque da Cidade de Jundiaí. O local comemorou 18 anos e contou com atrações distribuídas pelo Parque. Mas a grande maioria ficou concentrada na Praça Pôr do Sol. Eram lá onde estavam os brinquedos infláveis, as bancas de artesanato do Jundiaí Feito à Mão, o teatro de bonecos, o circuito radical, a distribuição de pipoca e algodão doce. Além disso, também tinha o acampamento do 12° GAC, entre muitas outras atrações.
Mais de 15 mil pessoas estiveram presentes no local e puderam conferir também na Praça Pôr do Sol a apresentação de quatro cães da Guarda Municipal de Jundiaí. Para a menina Melody, de 7 anos, que foi ao Parque com a avó Maria da Graça Mazza, a apresentação do Canil da GM foi o ponto alto da festa. “Eu vejo os truques que fazem com eles e depois, treino com os meus cachorrinhos em casa”, disse.
Praticante de zumba, Mariana Almeida trouxe a mãe Nadir para acompanhá-la nas coreografias, apresentadas pela academia Ultra Jundiaí. “Sempre que a gente sabe que vai ter zumba por aqui, damos um jeito de vir”, contou ela. Ela contou que conferiu o repertório de flashback apresentado pela banda Studio 54.
No Centro Náutico, o programa “Conheça o Parque por suas águas”, realizado pela ONG Velas do Japi, no Centro Náutico, proporcionou passeios gratuitos de caiaque durante todo o dia. Na outra ponta, no Aeromodelismo, a criançada se divertiu com a apresentação dos aviões. Durante o vôo jogavam balas para o público presente.
Proteção e lazer
Criado, principalmente, com o objetivo de proteger a represa de Acumulação e evitar ocupação irregular no entorno do local, o Parque da Cidade faz parte do complexo de lazer. Ele inclui o parque vizinho: o Mundo das Crianças. Representa, para a cidade, um dos principais ativos quando o assunto é qualidade de vida e é um dos pontos turísticos mais queridos de toda a região.
“Desde que foi concebido, o Parque cumpre a missão de proteger nossa água. Além disso, visa garantir a qualidade da água desde quando ela chega à represa de Acumulação, ainda podemos contar com esse lugar agradável como opção de lazer gratuito. Ele contribui para a qualidade de vida dos moradores da cidade”, destaca Walter da Costa e Silva Filho, diretor presidente da DAE.
Já o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB) também passou para prestigiar a festa. “O Parque da Cidade, em seus 18 anos, recebeu jundiaienses de todas as regiões e público de todo o Estado de São Paulo. Aqui, é um oásis de tranquilidade em meio a um município que está em pleno desenvolvimento. O trabalho será sempre para a preservação e melhoria desse espaço. Dessa forma, as pessoas continuem a viver bons momentos e guardar recordações desse lugar para toda a vida”, comentou.
LEIA TAMBÉM
Parque da Cidade de Jundiaí faz aniversário com uma série de eventos