Busca por exames de mamografia andam em baixa em Campo Limpo
O alto índice de abstenção gera alerta das autoridades
Um dos caminhos para buscar a prevenção e o tratamento contra o câncer é por meio do exame de mamografia. Mas em Campo Limpo Paulista, a Secretaria de Saúde está preocupada com o alto índice de abstenção de mulheres que agendaram, mas não compareceram.
Segundo a administração, muitas mulheres confirmam presença, mas não comparecem no dia e horário agendado. Do dia 20 de maio – data do início do mutirão – até o dia 10 de junho, dos mais de 400 atendimentos, o Hospital de Clínicas registrou um total de 126 faltas, o que representa 22,1% de abstenção.
“Entendemos que imprevistos acontecem, mas é importante que a pessoa nos comunique antes, pois a vaga pode ir para outra pessoa que está aguardando”, explica a secretária Alynne Sousa.
Ainda de acordo com ela, para agilizar o atendimento, mensagens por SMS são enviadas para confirmar o atendimento. “Este procedimento facilita a logística de atendimento e ajuda a limitar a quantidade de atendimentos/dia”.
Outro alerta da secretaria é que os munícipes mantenham o cadastro atualizado, pois também é muito comum o paciente ter trocado o número de telefone. Para atualizar o cadastro e obter mais informações, entre em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone 11 4863 0187.
Funcionamento
O exame de mamografia é voltado para pessoas que já têm guia da rede pública e a expectativa da pasta é de atender, aproximadamente, mil mulheres. Os exames acontecem das 7h às 18h, no Hospital de Clínicas.
LEIA TAMBÉM
UBS Vila Rio Branco passa a funcionar temporariamente em novo endereço