JundiaíObras

Jundiaí implanta programa contra vazamentos na rede de água

O "Programa de Melhoria da Pressão" faz manutenção periódica nas tubulações

Começou a ser executado em Jundiaí o “Programa de Melhoria de Pressão”, que tem como objetivo acabar com as ocorrências de vazamentos na rede de água. Os trabalhos são realizados pela Gerência de Controle de Perdas da DAE Jundiaí.

As primeiras regiões que tem recebido as intervenções são a leste e sul da cidade. Para se ter uma ideia, segundo a administração, em 2021 mais de dez mil vazamentos de água foram registrados; este ano, apenas entre janeiro e maio, já são 2,4 mil ocorrências, uma média de 480 por mês.

A gerente de Controle de Perdas, Fernanda Calheiros, em função da topografia da cidade, a pressão do abastecimento nas regiões mais baixas é elevada, provocando rompimentos na rede e, consequentemente, vazamentos.

“Quanto maior o número de ocorrências, mais vezes a DAE precisa interromper o abastecimento para realizar o reparo, o que também pode causar fragilidade na infraestrutura”, explica. Segundo ela, a pressão maior também aumenta a quantidade de água que é perdida.

Como serão os trabalhos?

Segundo o município, as ações incluem a instalação de macromedidores e de válvulas redutoras de pressão, que verificam a pressão em determinadas regiões e bairros. Assim, equaliza a distribuição em todo o sistema de abastecimento. “Isto reduz os vazamentos, evitando interrupções no abastecimento de água para a população”, aponta.

Fernanda ressalta, ainda, a importância de os imóveis terem uma caixa d’água adequada ao número de moradores e que assegure o fornecimento por 24 horas. O cálculo é simples: cada morador precisa ter uma reserva de 250 litros por dia. Ou seja, uma família de quatro pessoas deve ter uma caixa de 1.000 litros.

Além disso, é importante que todas as saídas de água para uso – incluindo torneiras, chuveiros e máquina de lavar – estejam conectadas à caixa d’água e não sejam abastecidas diretamente pela rede da rua.

Os munícipes também podem entrar em contato com a DAE em casos de paralisação no abastecimento ou alterações na pressão. O telefone da Central de Relacionamento é o 0800 0133 155. A ligação é gratuita e o atendimento 24 horas.

LEIA TAMBÉM

Posto dos Bombeiros é inaugurado em Cabreúva

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios