JundiaíSaúde

Jundiaí liga o alerta contra a tuberculose

Campanha visa estimular a população a ficar atenta contra a doença

Está com sintoma de tosse constante há mais de duas semanas? Cuidado! Pode ser tuberculose. Em Jundiaí, a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de casos de Tuberculose, vai até esta segunda-feira (26), mas os atendimentos e exames para quem está com algum dos sintomas vai continuar.

De acordo com a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), a ação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o público-alvo são pessoas que apresentem tosse por três semanas ou mais. O objetivo é divulgar os sintomas da doença, orientar, conscientizar sobre a importância da detecção precocemente, além de identificar grande quantidade de pessoas que estão sintomáticos respiratórios a partir da busca ativa.

Até o momento, 391 exames foram coletados e desses, quatro deram positivo. Na primeira fase, em março, foram 178 exames coletados, sendo nove positivos. Para participar da campanha, basta procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima. O teste é simples, rápido e o resultado é disponibilizado em sete dias. O tratamento é oferecido gratuitamente pelas UBSs.

Entenda o que é a tuberculose

A tuberculose é uma doença que progride silenciosamente e é causada pelo Bacilo de Koch, com transmissão por via aérea. Entre os sintomas estão: tosse persistente por mais de três semanas, sudorese noturna, falta de ar, perda de peso, febre baixa, rouquidão e fraqueza.

No Brasil, em 2021, foram registrados 68.271 casos novos da doença. Em Jundiaí, no mesmo período, a VE registrou 93 casos. Neste ano, até o momento, são 116 casos notificados.

LEIA TAMBÉM

Como o Bullyng pode afetar a vida de uma pessoa ? Entenda

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios