GeralJundiaí

Natal Luz chega para inovar o Centro de Jundiaí

Ação visa trazer melhorias na economia, no setor social e na infraestrutura

O Centro de Jundiaí é um dos mais frequentados e movimentados. Mas para que ele seja mais atrativo, melhorias em diversos setores terão de ser feitos. Por isso, a prefeitura lançou o Circuito Natal Luz. Ele vai promover uma série de atrações culturais gratuitas e delícias gastronômicas entre os dias 01 e 23 de dezembro.

Segundo a administração, o Circuito Natal Luz trará uma prévia do Plano de Requalificação do Centro de Jundiaí, cujo projeto está sendo desenvolvido pela Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA).

Em dezembro, será possível vivenciar em um mês o que se pretende como convivência cotidiana com a implantação da iniciativa. “O Natal Luz é uma ação que promoveu um trabalho cooperativo entre o poder público e entidades da sociedade civil que enxergam o potencial de qualificar as relações sociais, econômicas e de qualificação da paisagem que são intrínsecas às ações que serão providenciadas”, explica o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho.

O Plano de Requalificação envolve 30 ações listadas para intervenções e prevê melhorias em diversos eixos, como urbanístico, segurança, saúde, mobilidade, paisagismo e ações culturais.

“A requalificação completa do Centro tem investimentos da ordem de R$ 50 milhões e já conta com projetos em andamento, como é o caso da revitalização do Centro das Artes e, em breve, também das vias e praças. Tudo será feito com o objetivo de estimular a recuperação e reocupação do Centro de Jundiaí, resultando, assim, em mais dinamismo das ações que são empreendidas na região central”, aponta o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB).

Lojistas

Atualmente, os lojistas buscam alternativas para atrair o grande público ao Centro. Neste sentido, a melhoria da ambiência com a qualificação do espaço público, atrelada às atrações presentes, é um passo importante para que o Centro volte a atrair pessoas e mostre sua pujança.

Segundo a UGPUMA, o projeto urbano para o Centro é uma intervenção na escala local que visa propiciar a integração e renovação da infraestrutura urbana que objetiva, com a qualificação do ambiente e da paisagem, com incentivo do uso habitacional, presença de equipamentos públicos, mobilidade ativa e conexão entre modos de transporte, a promoção do desenvolvimento econômico e social da região.

“Aliado a outras intervenções que a Prefeitura já está realizando no local, o Plano de Ações tem um olhar ampliado para as necessidades, com a proposta de atribuir as vocações cabíveis a cada uma de suas vias e praças. É essencial que o poder público estabeleça parcerias com as entidades e comerciantes locais para o êxito do plano, que tem uma estimativa de ser concluído em 5 ou 6 anos”, afirma o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças José Antonio Parimoschi.

LEIA TAMBÉM

Segunda temporada de Casamento às Cegas Brasil ganha nova data de estreia; confira

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios