Medida de controle identifica aumento de ovos do Mosquito da Dengue
Prefeitura pede a colaboração e o engajamento dos moradores nas ações preventivas
A Prefeitura de Itupeva iniciou em setembro de 2022 o uso de armadilhas Ovitrampas, ferramenta para capturar os ovos do mosquito Aedes aegypti, sem o uso de inseticidas químicos, em pontos estratégicos. No município estão instaladas 43 armadilhas.
Além de reduzir efetivamente a proliferação do mosquito, as Ovitrampas têm o objetivo de reunir informações sobre a distribuição e a densidade dos focos de mosquito pelos bairros. Os números apontam um crescimento relevante no índice de ovos do mosquito Aedes aegypti. Em setembro, eram 1.094 ovos. Em outubro, 4.344, enquanto novembro apresentou 9.117 e dezembro, 13.110.
Os bairros com maior incidência são: Jardim São Vicente, Rio das Pedras, Vila São João, Parque das Hortênsias, Vila Independência e Portal Santa Fé.
A Prefeitura reforça que não houve aumento significativo dos registros de casos de Dengue nas Unidades de Saúde. A medida é de alerta e com foco na prevenção, para evitar o aumento de casos da doença.
Chuvas atrapalham ações preventivas
Por conta das chuvas, o trabalho preventivo vem sendo prejudicado, uma vez que inviabiliza o serviço de nebulização e atrapalha as vistorias orientativas de casa em casa, nos bairros da cidade.
A situação preocupa a Secretaria de Saúde, que irá fortalecer a comunicação do tema junto a população, pedindo a colaboração e o engajamento dos moradores nas ações preventivas.
Dicas
– Realizar a limpeza periódica em ralos, canaletas e outros tipos de escoamento de água
– Guardar garrafas com a boca virada para baixo
– Manter as piscinas limpas, mesmo quando não usadas
– Utilizar areia nos pratos de vasos de plantas
– Retirar folhas ou outros tipos de sujeiras que pode gerar acumulo de água nas calhas e no telhado
– Guardar baldes com a boca virada para baixo
– Esticar lonas para cobrir objetos, como pneus e entulhos
– Não deixar lixo jogado no chão, tudo que junta água pode ser um criadouro para o mosquito
Leia mais
Governo lança campanha nacional de combate ao mosquito da dengue