
Atenção munícipe de Itatiba . A prefeitura começou a entregar os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2023. Desde a última semana, os Correios estão fazendo as entregas nos endereços que constam no cadastro de contribuintes do município.
Para quem for optar a pagar em cota única, o prazo vai até dia 25 de fevereiro. E quem optar em pagar parcela única ou em até seis vezes, terá desconto.
Saiba como:
- Parcela única com 5% de desconto e vencimento em 25/02/2023
- 6 parcelas mensais com 3% de desconto. As datas de vencimento são todos os dias 25 de cada mês, de fevereiro a julho/2023 (com pagamento mínimo de R$ 40 mensais)
- 11 parcelas mensais, sem desconto. As datas de vencimento são todos os dias 25 de cada mês, de fevereiro a dezembro/2023 (também com pagamento mínimo de R$ 40 mensais)
- O pagamento do IPTU 2023 será aceito nos seguintes bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal ou Casas Lotéricas, Itaú, Santander, Sicoob e Sicredi.
A Secretaria de Finanças mantém uma Central de Informações para tirar outras dúvidas sobre IPTU: telefones 3183-0633 ou o (11) 93325-2565 (também é WhatsApp e recebe mensagens de texto) de segunda a sexta, das 9h às 17h.
Segunda via – passo a passo
Quem não receber o carnê do IPTU até 15/02 – ou já quiser se adiantar – pode fazer a impressão em casa da segunda via aqui no site da Prefeitura, através do link: http://189.14.94.30:8081/tb/loginWeb.jsp?execobj=ServicoReemissaodeCarnesIPTU
Para gerar as guias, o contribuinte precisa informar o número de inscrição do imóvel, que pode ser consultado no carnê do ano anterior, e clicar em pesquisar. O sistema trará o documento pronto para imprimir.
Em caso de impossibilidade de acesso à internet, a partir de 15/02 o cidadão pode retirar pessoalmente o carnê na sede da Prefeitura (Avenida Luciano Consoline – 600, no Jardim De Lucca).
Isenção de IPTU
Aposentados e pensionistas, que atendam aos critérios mínimos, podem pedir isenção do pagamento de IPTU.
Por exemplo: podem ficar isentos de pagar o imposto os aposentados ou pensionistas que ganham até três salários-mínimos e têm uma única propriedade em seu nome, desde que seja sua residência, tenha área do terreno de até 300 m2 e área construída de até 150 m2. Aposentados e pensionistas que receberam de 03 a 06 salários-mínimos (casal), podem conseguir isenção de 30%.
Neste momento está aberto o período para pedidos de isenção para o IPTU de 2024 – que segue até 31 de agosto deste ano. Os pedidos para o imposto de 2023 foram encerrados em agosto do ano passado.
Dicas importantes sobre seu IPTU
- Para evitar extravio de carnê, mantenha seu endereço atualizado junto à Prefeitura.
- Não receber o carnê não implica em prorrogação da data de vencimento. Por isso, é necessário que o contribuinte procure a Prefeitura para retirar seu carnê antes da data do vencimento.
- Pagar o imposto depois do vencimento implicará juros, que serão aplicados sobre o valor principal.
- Para mais informações, há ainda o link: https://itatiba.sp.gov.br/secretarias/financas/iptu-perguntas-frequentes
LEIA TAMBÉM