Times paulistas na Série B; veja o panorama deles
A Série B do Brasileirão 2023 promete ser muito disputada, com participação de seis times paulistas
Ao longo do ano, vinte times, sendo eles seis paulistas, estarão disputando a Série B, com apenas quatro vagas de acesso à elite do futebol brasileiro. Para atingir a meta, os clubes devem ter uma ótima preparação e um elenco recheado de bons jogadores, pois existe o risco de rebaixamento à Série C.
Em 2022, os quatro times que subiram para Série A foram: Cruzeiro, Grêmio, Vasco e Bahia. Já os rebaixados foram: CSA, Brusque, Operário e Náutico. Para ocupar a vaga dos quatro piores times, subiram para a Série B, através da terceira divisão, Mirassol, Botafogo-SP, Vitória e ABC.
Dos seis times que disputarão a Série B em 2023, quatro equipes se mantiveram no ano passado e participarão novamente este ano, como é o caso de Guarani, Ituano, Novorizontino e Ponte Preta. Os outros dois times que se juntaram a esse grupo foram Botafogo-SP e Mirassol, que inclusive, foi campeão da Série C.
É de se esperar ótimas campanhas pelos times paulistas na Série B. Principalmente pela equipe do Ituano, o clube fez uma ótima campanha no Campeonato Paulista, eliminando o Corinthians em plena Neo Química Arena.
ITUANO
O Galo de Itu chegou até a semifinal do Paulistão, sendo derrotado pelo campeão , Palmeiras. Por conta de todo planejamento já apresentado, o Ituano promete brigar por vagas de acesso e possui grandes chances de terminar a Série B dentre os quatro primeiros colocados, garantindo assim, o acesso à primeira divisão do Campeonato Brasileiro.
GUARANI
O Bugre não fez uma boa campanha na Série B de 2022. O que foi espelhado no início deste ano, os resultados no Campeonato Paulista decepcionaram a torcida, já que o clube foi o lanterna do grupo B e não avançou para a fase de mata-mata. A perspectiva do Guarani, para a Série B, não é das melhores. O esperado é que o time de Campinas fique no meio da tabela, sem disputar as vagas de acesso, mas também não deve correr risco de rebaixamento.
PONTE PRETA
A Macaca tem potencial para surpreender e pode ser uma das candidatas à briga pelo tão desejado G4. Após terminar o Paulista Série A2 de forma impecável, sendo coroado com o título. O time elevou as expectativas de seus torcedores, pois só sofreu uma derrota durante o campeonato estadual e somou quatorze vitórias.
NOVORIZONTINO
O Tigre do Vale teve uma ótima participação na Série A2 do Paulistão, chegando à final, sendo derrotado pela Ponte Preta. Porém, mesmo com essa campanha no estadual, o Novorizontino não deve almejar coisas grandiosas na Série B do Brasileiro, pois ano passado se livrou do rebaixamento na última rodada.
MIRASSOL
O Leão da Araraquarense é novidade para a Série B deste ano. O time foi o líder da Série C, sendo assim, o clube disputou a segunda fase do campeonato e por conta de bons resultados, o Leão conseguiu o acesso para a Série B. No ano de 2023, o Mirassol fez uma campanha mediana no Campeonato Paulista. Não conseguiu vaga para o mata-mata, portanto não empolga muito e deve terminar o campeonato na parte debaixo da tabela.
BOTAFOGO
O Tricolor de Ribeirão Preto estava na Série C em 2022, e assim como o Mirassol subiu para a B, pois fez uma das quatro melhores campanhas. A perspectiva é que o Botafogo passe dificuldades, por mais que o clube tenha ido às fases finais do Paulistão, ainda assim não possui um bom planejamento e não parece ter um futuro promissor. Corre risco de rebaixamento.
LEIA TAMBÉM
São Paulo decepciona e não sai do empate contra o Ituano no Morumbi