Itatiba

O Prefeito de Itatiba Thomas Capeletto, investigado por lavagem de dinheiro e ocultação de bens, se manifesta

O Ministério Público abriu uma investigação após receber uma denúncia que envolve servidores da prefeitura e uma construtora

O Prefeito de Itatiba Thomas Capeletto que é investigado pelo Ministério Público por lavagem de dinheiro e ocultação de bens usou a redes sociais para falar sobre a investigação do MP.

De acordo com a denúncia, transações feitas entre uma construtora e a ex-mulher de um secretário municipal da Prefeitura de Itatiba teriam ocorrido para irrigar um esquema potencialmente criminoso, que supostamente une o atual chefe do Executivo e seu Secretário de Administração.

Dentre outros fatos, a denúncia foca em transações atípicas registradas em Cartório de Imóveis, que poderiam revelar lavagem de dinheiro e recebimento de bens imóveis, oriundos de possível tráfico de influência.

Ministério Público

O Ministério Público abriu investigação oficial sob o n° 38.0531.0000078/2023-4 e pediu informações a Prefeitura. Em nota, a assessoria do MP confirmou que a investigação foi aberta e destacou que o processo está na fase de coleta de informações.

Reincidente

De acordo com as informações, não é a primeira vez que o Secretário de Administração da Prefeitura de Itatiba, Eduardo Sesti Jr., aparece no noticiário local.

Ainda de acordo com as informações, o nome dele surgiu depois que um servidor prestou depoimento a corregedoria do Executivo, após uma outra denúncia. O homem confessou que cuidava dos processos de um escritório de advocacia de Itatiba dentro da prefeitura, usando toda a estrutura, em horário de trabalho, agindo na sala de reuniões da Secretaria de Negócios Jurídicos para participar de audiências.

Sendo assim, tudo foi confirmado por registros em vídeo. No depoimento feito à Corregedoria, o servidor falou ainda que o escritório de advocacia pertencia a dois secretários da Prefeitura: o ex-Secretário de Negócios Jurídicos, Diego Freitas (que pediu demissão em dezembro de 2022) e o Secretário de Administração, Eduardo Sesti. Ambos são dirigentes do PSDB, mesmo partido do Prefeito Thomas Capeletto.

Demissão

Ainda de acordo com as informações, a corregedoria concluiu que a conduta do servidor não foi compatível com a função pública para a qual ele havia sido admitido em concurso público. Sendo assim, ele foi exonerado. Desde o primeiro escândalo, somente Eduardo Sesti continua trabalhando na Prefeitura como Secretário de Administração. A corregedoria continua a investigação.

Defesa

O Prefeito Thomás Capeletto fez uma nota e espalhou nas redes sociais e grupos de Whatsapp. Ele atribui a disputas políticas a investigação feita pelo Ministério Público. O MP já pediu informações a Prefeitura de um condomínio instalado na cidade. A reprodução da nota oficial segue na integra?

Hoje, com surpresa, vejo meu nome envolvido em denúncias infundadas. Infundadas sim, uma vez que a história contada não é verídica e claramente tem viés político. De perseguição política, já que deriva de denúncia anônima ao Ministério Público.

Enquanto seguimos trabalhando, investindo na saúde, em escolas, mobilidade, etc, sou vítima de um ato anônimo.

Sempre pautei minha vida na transparência e na honestidade. O jogo sujo não vai me desaminar, são pessoas que não querem o bem da cidade, apenas querem poder. Tenha a consciência tranquila e estou à disposição para responder qualquer denúncia ou processo, inclusive para quem faz essas denúncias covardes!

Thomás A. C. de Oliveira
Prefeito de Itatiba

Prefeito de Itatiba

Por fim, o prefeito Thomás Capeletto esta na tarde de quinta-feira, (14/06) na delegacia de Polícia da cidade para registrar um boletim de ocorrência. Ele se diz perseguido, trata a denúncia feita ao MP como caluniosa e que mentiras não serão toleradas.

A investigação

A Rede Noticiaz continua acompanhando o caso. De acordo com a denúncia, a ex esposa de um secretário pode revelar mais informações do que se sabe até agora deste caso. Assim que tivermos acesso as informações do cartório, de negociação de imóveis, divulgaremos com os devidos documentos.

Leia mais

Prefeito de Itatiba Thomas Capeletto é investigado por lavagem de dinheiro e ocultação de bens

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios