O Prefeito de Itatiba Thomas Capeletto (PSDB) está sendo oficialmente investigado pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP).
Denúncia aponta suposta lavagem de dinheiro e ocultação de bens.
De acordo com a denúncia, transações feitas entre uma construtora e a ex-mulher de um secretário municipal da Prefeitura de Itatiba teriam ocorrido para irrigar um esquema potencialmente criminoso, que supostamente une o atual chefe do Executivo e seu Secretário de Administração. Dentre outros fatos, a denúncia foca em transações atípicas registradas em Cartório de Imóveis, que poderiam revelar lavagem de dinheiro e recebimento de bens imóveis, oriundos de possível tráfico de influência.
Ministério Público
O Ministério Público abriu investigação oficial sob o n° 38.0531.0000078/2023-4 e pediu informações a Prefeitura. Em nota, a assessoria do MP confirmou que a investigação foi aberta e destacou que o processo está na fase de coleta de mais informações.
Reincidente
De acordo com as informações, não é a primeira vez que o Secretário de Administração da Prefeitura de Itatiba, Eduardo Sesti Jr., aparece no noticiário local.
Ainda de acordo com as informações, o nome dele surgiu depois que um servidor prestou depoimento a corregedoria do Executivo, após uma outra denúncia. O homem confessou que cuidava dos processos de um escritório de advocacia de Itatiba dentro da prefeitura, usando toda a estrutura, em horário de trabalho, agindo na sala de reuniões da Secretaria de Negócios Jurídicos para participar de audiências.
Sendo assim, tudo foi confirmado por registros em vídeo. No depoimento feito à Corregedoria, o servidor falou ainda que o escritório de advocacia pertencia a dois secretários da Prefeitura: o ex-Secretário de Negócios Jurídicos, Diego Freitas (que pediu demissão em dezembro de 2022) e o Secretário de Administração, Eduardo Sesti. Ambos são dirigentes do PSDB, mesmo partido do Prefeito Thomas Capeletto.
Demissão
A corregedoria concluiu que a conduta do servidor não foi compatível com a função pública para a qual ele havia sido admitido em concurso público. Sendo assim, ele foi exonerado. Desde o primeiro escândalo, somente Eduardo Sesti continua trabalhando na Prefeitura como Secretário de Administração. A corregedoria continua a investigação.
Defesa
A Rede Notíciaz procurou a Prefeitura para abordar o caso. Mas até o momento não recebemos resposta. Nas redes sociais o Prefeito Thomaz Capeletto, onde é atuante, não falou sobre a denúncia.
Por fim, caso se manifeste, a notícia será atualizada.
Matéria atualizada em 14/06/2023.
Leia mais
Itatiba ganha ginásio esportivo revitalizado em escola municipal