Gastronomia

Novas regras de rótulos de alimentos entrem em vigor

Produtos com alto teor de sal, gordura saturada e açúcar devem informar claramente os riscos à saúde, mas a maioria ainda não aderiu às novas normas

Os produtos com alto teor de sal, gordura saturada e açúcar adicionado devem destacar essas informações no rótulo, visando informar os consumidores sobre os potenciais riscos à saúde. As novas regras foram aprovadas e publicadas há três anos, e o prazo para a maioria dos produtos se adequar encerrou na segunda-feira (9). No entanto, a maioria dos produtos nas prateleiras ainda não possui os novos selos.

Um levantamento realizado pela USP e pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) nos últimos 11 meses mostra que a quantidade de produtos com rótulos adequados está abaixo do exigido pela Anvisa. Em setembro, apenas 30% dos alimentos que deveriam ter o selo estavam atualizados, e entre as bebidas, como refrigerantes e sucos, apenas 5% possuíam o rótulo correto.

Pequenos produtores têm até outubro de 2024 para se adequar às normas, enquanto quem produz bebidas em embalagens retornáveis tem um prazo maior, até outubro de 2025. A Anvisa afirmou que a adoção da nova rotulagem está em fase de implantação e adequação dentro do prazo previsto pela norma.

LEIA MAIS

VÍDEO – Passageira registra momento de pânico com chamas no motor da aeronave
VÍDEO – Motorista dirige com motocicleta no capô após acidente

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios