Itupeva avança em projeto da Represa São José, que deve garantir segurança hídrica por décadas
Obra da Represa São José aguarda licença ambiental e é vista como marco para garantir o abastecimento e o desenvolvimento sustentável de Itupeva

Itupeva deu um passo decisivo rumo à segurança hídrica neste sábado (30), com a visita da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL), Natália Resende. Recebida pelo prefeito Rogério Cavalin e pelo vice-prefeito Isaque Messias, a gestora estadual acompanhou de perto as etapas do projeto da Represa São José, obra considerada essencial para o abastecimento da cidade nas próximas gerações.
A represa aguarda a emissão da Licença de Instalação (LI) pela CETESB para que as obras possam ser iniciadas. Segundo Natália Resende, o Governo do Estado está empenhado em acelerar os processos.
“Estamos trabalhando para dar celeridade às liberações ambientais e iniciar a construção. Esse projeto vai assegurar mais qualidade de vida e desenvolvimento sustentável para Itupeva”, afirmou a secretária.
Além da vistoria no futuro reservatório, a comitiva visitou a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) São José, já concluída e em operação, ampliando a capacidade de abastecimento do município.
Para o prefeito Rogério Cavalin, a represa simboliza mais do que infraestrutura:
“Esse é um sonho antigo de Itupeva. A presença da secretária reforça que estamos cada vez mais perto de concretizá-lo. Vamos seguir firmes com o Estado e a Sabesp para garantir água em quantidade e qualidade para nossa população”, destacou.
Ao longo da semana, Cavalin também se reuniu com representantes da Sabesp para tratar de novas demandas estruturais do município.
O projeto da Represa São José é aguardado com expectativa pelos moradores e deve se tornar um marco para o desenvolvimento urbano e ambiental de Itupeva.
LEIA MAIS
Paulista joga por vaga nas quartas da Copa Paulista contra o Primavera
Pacientes de clínica em Várzea Paulista são alvo de golpe por falso motoboy