CulturaDireitos HumanosPolítica

Inscrições para o Conselho de Política Cultural vão até 22 de setembro

Inscrições para o Conselho Nacional de Política Cultural podem ser feitas até 22 de setembro com eleições previstas para novembro

Artistas, produtores culturais e pesquisadores que desejam se candidatar a uma vaga no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) têm até o dia 22 de setembro para se inscrever. Os representantes eleitos pela sociedade civil exercerão mandato de 2026 a 2029 e participarão da formulação, acompanhamento e avaliação das políticas culturais no Brasil.

As inscrições são feitas pela plataforma Vota Cultura, que requer autenticação através da conta Gov.br. Os interessados podem se registrar nas modalidades eleitor e candidato. A votação ocorrerá online entre os dias 11 e 15 de novembro.

O edital completo pode ser acessado neste link.

A eleição permite que diferentes segmentos e áreas da sociedade participem do debate e levem suas experiências e demandas ao âmbito nacional. O CNPC é composto por 21 Colegiados Nacionais de Participação Social, que representam diversas áreas culturais. Cada colegiado pode eleger até 14 representantes titulares e 14 suplentes.

O processo eleitoral busca garantir diversidade e representatividade. As regras asseguram a representação das cinco macrorregiões do Brasil, a participação mínima de 50% de mulheres e ações afirmativas para pessoas negras, indígenas e com deficiência.

Para votar, é necessário ter pelo menos 16 anos e comprovar um ano de atuação na área do colegiado escolhido. Já os candidatos devem ter 18 anos completos, residir no Brasil e demonstrar pelo menos três anos de experiência na área cultural correspondente.

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail vota.cnpc@cultura.gov.br.

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios