Eleições

Eleição em Macapá é adiada

O Amapá ainda continua sofrendo com a falta de luz. Segundo o Governo Federal, 80% da energia elétrica foi restabelecida, mas ainda está ocorrendo esquema de revezamento. Por conta disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adiou a Eleição Municipal em Macapá, capital do Estado.

Uma votação foi feita e por unanimidade decidiu que o pleito tivesse uma outra data, até que a situação no local esteja normalizada. Entretanto, os ministros disseram que não há possibilidade de que a eleição não seja feita até o final deste ano. O ministro Alexandre de Moraes falou deste caso.

“De maneira alguma devemos deixar aberto qualquer janela, qualquer possibilidade para que haja uma prorrogação de mandato, para que este ano termine sem eleições. Eu reconheço a aleatoriedade das circunstâncias, o problema de segurança pública, mas gostaria de salientar que se este problema de segurança pública permanecer até o ano que vem, seria caso de intervenção estadual do Amapá [em Macapá], ou até federal”, disse Moraes.

Já sobre uma data para que as Eleições Municipais aconteçam na cidade, ainda não se sabe quando isso vai ocorrer. O ministro Luís Roberto Barroso alegou que há uma aleatoriedade e espera que a normalização da energia elétrica seja o mais breve.

“Pior do que fixar agora é remarcar depois. De modo que prefiro fixar definitivamente quando tivermos uma posição do Tribunal Regional Eleitoral e das autoridades de segurança pública”, disse Barroso.

Os outros municípios do Amapá seguem com a data de 15 e 29 de novembro mantidas para o pleito eleitoral. A justificativa do Tribunal Regional Eleitoral é que as cidades tem condições de segurança suficientes para a realização do pleito nas cidades de interior.

Situação do Estado

O Amapá sofre com um apagão de energia elétrica desde terça-feira (3). De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), um transformador de uma subestação pegou fogo e foi totalmente destruído. Aos poucos, a energia está sendo restabelecida, mas de forma irregular em num sistema de rodízio entre localidades.

Leia também

Atual prefeito de Jundiaí aumenta vantagem na pesquisa

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo