Veja o que é necessário levar na hora do voto
A Justiça Eleitoral elaborou um plano de segurança sanitária para que os eleitores votem sem ter o risco de infecção do coronavírus. Veja o que é necessário na hora do voto do pleito que vai das 7h às 10h deste domingo (15).
Além do documento oficial com foto e o título eleitoral, a máscara é indispensável para o acesso às seções eleitorais. Mas tem ainda a recomendação de que o eleitor leve a sua própria caneta para fazer a assinatura do caderno de votação.
Quem já fez o cadastro biométrico pode utilizar o aplicativo E-Titulo para se identificar e somente mostrar a tela do celular ao mesário. Assim não há a necessidade do documento em papel, pois todas as informações estão neste aplicativo. Entretanto no local da votação, o celular não pode ser usado e deve ser deixado com os mesários. A cola com o número do candidato pode ser usada.
Nenhum tipo de equipamento eletrônico pode ser usado, para que o sigilo do voto seja garantido. O fornecimento do álcool em gel é obrigatório em todos os locais de votação. Seja para a higienização de todos os eleitores, mesários e funcionários, mas também para a limpeza das superfícies.
Recomendações
- Caso o eleitor tenha febre, não deve sair de casa;
- Distância de um metro entre os eleitores antes de chegar e também dentro dos locais de votação;
- Marca de distanciamento deve ser respeitada;
- O comparecimento deve ser de uma pessoa;
- Fique no local de votação, apenas enquanto vota;
- Use sempre a máscara;
- É proibido se alimentar, beber ou fazer outra atividade que faça com que a máscara seja retirada;
- Tenha a sua própria caneta para assinar o caderno de votação;
- Mostre o documento oficial com foto, esticando os braços em direção ao mesário;
- Higienize as mãos com álcool antes e depois do voto.
Leia também
Eleitor pode treinar na urna pela internet