Campanhas de vacinação são prorrogadas
As campanhas de vacinação foram prorrogadas no Estado de São Paulo. O objetivo é para que todas as crianças estejam com a caderneta de vacinação atualizada, das vacinas contra a poliomielite, para crianças entre 1 e menos 5 anos e de multivacinação. O prazo agora da imunização vai até o dia 30 de novembro.
Segundo o Governo do Estado de São Paulo, cerca de 1 milhão de crianças ainda precisam tomar a vacina contra a pólio, para alcançar 95% do público-alvo definido na campanha, que totaliza 2,1 milhão de crianças. Até a última quinta-feira (12), apenas 1,1 milhão delas haviam sido vacinadas, atingindo uma cobertura de 52,4%.
Multivacinação
Já na campanha de multivacinação, o objetivo é completar as cadernetas com os 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças.
Os dados do governo estadual mostram que desde o dia 5 de outubro, mais de 724,7 mil crianças e adolescentes de 5 a 14 anos comparecerem aos postos para atualização da carteira. Mas só 344,9 mil. Já para os bebês com menos de um ano, das 377,6 mil que estiveram nesses serviços, 265,6 mil foram vacinadas.
O que diz o governo?
Segundo o o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, o Estado ressalta a necessidade de todos os pais e responsáveis levarem suas crianças para se imunizarem.
“Com base na quantidade de vacinas aplicadas desde o dia 5 de outubro, avaliamos e optamos pela prorrogação das duas campanhas. Lembramos que a nossa meta é proteger as crianças de zero a 14 anos contra a pólio e doenças sérias como meningite, hepatites, sarampo, febre amarela e outras, diz.
“Vamos perseverar para que as coberturas sejam maiores, atingindo o que é recomendado pelas autoridades de saúde. Por isso, peço novamente que pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes a um posto de vacinação até o fim deste mês”, completa.
Leia também
Moderna afirma que sua vacina contra a COVID-19 tem grande eficácia