TSE mantém protocolos sanitários no segundo turno
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mantém hoje (29), no segundo turno das eleições municipais em 57 municípios, os mesmos protocolos de segurança sanitária para evitar aglomerações e a disseminação do novo coronavírus nas seções eleitorais. Mais de 38 milhões de eleitores estão aptos a votar neste domingo (29). Ao todo, são 18 capitais estaduais e outras 49 cidades que têm mais de 200 mil eleitores e onde nenhum dos dois candidatos agora na disputa obteve a maioria absoluta dos votos válidos (50% + 1) para se eleger em primeiro turno.
Entre as principais orientações a serem observadas pelos eleitores está o uso obrigatório de máscara, que deve ser utilizada desde o momento em que o eleitor sair de casa até o seu retorno após votar. O uso de máscara facial é obrigatório para que o eleitor possa entrar e permanecer na seção eleitoral. A medida também vale para os mesários, que, além das máscaras, deverão utilizar face shields (protetores faciais). Caso o eleitor se dirija à seção eleitoral sem usar máscara e insista em descumprir o protocolo sanitário, ele poderá ser impedido de entrar.
Antes e depois de votar, o eleitor deverá higienizar as mãos com álcool em gel, que estará disponível em cada seção. Enquanto estiver na seção, ele deverá também respeitar o distanciamento entre uma pessoa e outra, definido pelos marcadores adesivos que estarão no chão. Outra recomendação é para que cada eleitor leve sua própria caneta para assinar a ficha de comparecimento. A identificação biométrica permanece suspensa. O TSE recomenda que os eleitores ou mesários que apresentarem sintomas ou que testarem positivo para covid-19 nos 14 dias anteriores ao dia de votação, permaneçam em casa e justifiquem a ausência posteriormente.
Protocolos validados com especialistas
Os protocolos inseridos no Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais de 2020 foram elaborados por uma consultoria gratuita formada por especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e dos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein. O objetivo é evitar aglomerações e a disseminação do novo coronavírus nas seções eleitorais. Na avaliação do TSE, as medidas surtiram efeito e comparecimento dos eleitores foi superior à expectativa inicial.
“Nós imaginávamos, como vimos ao redor do mundo, que pudéssemos ter uma abstenção mais elevada. Em alguns países, a abstenção foi bastante significativa, chegando, às vezes, a mais de 50%, 60% e até 70%. Então, tínhamos essa preocupação, mas, para nossa felicidade, os eleitores compareceram em peso. A abstenção foi de aproximadamente 23%, um pouco superior à media da verificada nas eleições de 2018, o que para nós foi um grande resultado”, afirmou a secretária-geral do tribunal, Aline Osório.
A votação deste domingo será realizada das 7h às 17h, sempre no horário local. Entre 7h e 10h, será o horário preferencial para eleitores maiores de 60 anos, que são grupo de risco para a covid-19. Mais informações e dicas para o eleitor podem ser conferidas na página do TSE na internet. (agência brasil )
LEIA TAMBÉM