Guarujá

Começa o Plano Preventivo de Defesa Civil no Guarujá

Intenção é prevenir a população contra os deslizamentos de terra

A Prefeitura de Guarujá começou a fazer o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) nos morros e áreas de risco da cidade. A intenção é prevenir e conscientizar a população dos cuidados com os deslizamentos de terra que podem causar grandes tragédias.

Ele começou na última terça-feira (1), mas seguirá valendo até o final de março. Porém dependendo de como estará o clima na cidade, há a possibilidade do PPDC ser prorrogado. A Administração Municipal explica que o Plano de Prevenção faz o acompanhamento da meteorologia, a leitura do volume da chuva e também vistorias no local.

É feito o monitoramento e a prevenção aos moradores sobre as áreas de riscos de deslizamentos, escorregamentos e os alagamentos que as chuvas podem provocar. A Prefeitura do Guarujá também explica que o PPDC é dividido em níveis de observação, atenção, alerta e alerta máximo.

Mas além da Defesa Civil, também há uma ação conjunta entre o órgão municipal, o Estadual, o Instituto Geológico (IG), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o Corpo de Bombeiros.

A Defesa Civil orienta que, em caso de chuvas, moradores de áreas de risco devem estar atentos às orientações e sinais de movimentação de terra como aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas, minas d’agua, inclinação anormal de muros, postes ou árvores.

Leia também

Moradores dos morros recebem orientações da Defesa Civil

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo