Começa o Plano Preventivo de Defesa Civil no Guarujá
Intenção é prevenir a população contra os deslizamentos de terra
A Prefeitura de Guarujá começou a fazer o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) nos morros e áreas de risco da cidade. A intenção é prevenir e conscientizar a população dos cuidados com os deslizamentos de terra que podem causar grandes tragédias.
Ele começou na última terça-feira (1), mas seguirá valendo até o final de março. Porém dependendo de como estará o clima na cidade, há a possibilidade do PPDC ser prorrogado. A Administração Municipal explica que o Plano de Prevenção faz o acompanhamento da meteorologia, a leitura do volume da chuva e também vistorias no local.
É feito o monitoramento e a prevenção aos moradores sobre as áreas de riscos de deslizamentos, escorregamentos e os alagamentos que as chuvas podem provocar. A Prefeitura do Guarujá também explica que o PPDC é dividido em níveis de observação, atenção, alerta e alerta máximo.
Mas além da Defesa Civil, também há uma ação conjunta entre o órgão municipal, o Estadual, o Instituto Geológico (IG), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o Corpo de Bombeiros.
A Defesa Civil orienta que, em caso de chuvas, moradores de áreas de risco devem estar atentos às orientações e sinais de movimentação de terra como aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas, minas d’agua, inclinação anormal de muros, postes ou árvores.
Leia também