Meio AmbienteMongaguáPolícia

VÍDEO PF – Mongaguá na trilha do tráfico de animais

Operação resgatou os bichos que estavam em cativeiro

A Polícia Federal realizou na manhã desta sexta-feira (04) a Operação ‘Urutau 2’. Entre as cidades que foram alvo da investigação está Mongaguá, que registrou apreensões dos bichos. A ação tem como objetivo combater o tráfico de animais silvestres.

Além da PF, participaram da operação, o Ministério Público Federal, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Paulo, a Polícia Militar Ambiental de São Paulo e também do Mato Grosso do Sul e o IBAMA. Ao todo foram executados mandados expedidos pelo Juízo da 5.º Vara Federal da Seção Judiciária de São Paulo, sendo: 14 mandados de prisões preventivas, 17 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de apreensão de veículos.

Além de Mongaguá, as cidades na mira do combate ao tráfico de animais foram Diadema, São Paulo, Jacareí, Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, ambas no Mato Grosso do Sul, Aparecida de Goiânia, em Goiás, Curitiba, no Paraná e Alagoinha, no Pernambuco.

A ação policial desarticulou uma associação criminosa que praticava o tráfico ilícito de animais silvestres, retirados da natureza mediante caça e mantidos em cativeiros. Eram comercializados espécies da fauna silvestre protegidos de extinção, tais como: arara-canindé, arara-azul, arara-vermelha, ararajuba, jabuti-piranga, jacaré, macaco-prego, sagui de tufos brancos, saíra-pintor e tucano-toco.

A prisão em Mongaguá

Entre os presos da operação está Roberto Augusto Martinez Filho, conhecido como “Zé do Bode”. Ele é apontado por agentes da PF e da Polícia Ambiental como um dos maiores traficantes de animais silvestres do Brasil. Ele foi preso no final de novembro no bairro Santana, na zona norte de São Paulo.

Ao todo, foram 70 policiais federais, 40 policiais militares ambientais e 25 fiscais do IBAMA, que participaram da operação ambiental da PF.

Veja o vídeo da captura:

Leia também

VÍDEO – Cinco pessoas são presas pela Polícia Federal

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo