Santos conseguiu o 1º Prêmio Parcerias em Ação. Ele é do Governo de São Paulo e a cidade foi uma das três em todo o Estado a conseguir alta taxa de recuperação de idosos infectados pela COVID-19. O município registra 87% de pessoas da terceira idade que se curaram da doença.
A cerimônia ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, na Capital Paulista e foi conduzida pelo governador João Doria (PSDB) e também pelo secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa compareceu na solenidade e destacou o trabalho feito da sua gestão contra o coronavírus.
“A cidade foi reconhecida como exemplo no enfrentamento à pandemia, nesse momento desafiador da história da humanidade. Quero aproveitar para agradecer pelo trabalho dos nossos profissionais da saúde, que se empenham para salvar vidas”, disse.
Ações de combate
Desde o início da pandemia, Santos criou 449 leitos para tratamento de pacientes de COVID-19. Desses, 300 foram de clínica médica e outros 149 de UTI,. As instalações aconteceram no Complexo Hospitalar dos Estivadores, no Hospital Vitória, na UPA da Zona Leste, no Hospital de Pequeno Porte, na Santa Casa e na Beneficência Portuguesa.
Mas até o final desta semana, serão abertos mais 60 leitos na UPA Central, sendo 40 de clínica médica e 20 de UTI. A Administração Municipal explica também que promoveu 80,8 mil testes rápidos, com 65,4 mil desses pelo sistema drive thru, em que a pessoa é testada dentro do carro. Já os exames do tipo PCR chegam a 50,1 mil, com 20 mil realizados por meio de um instituto contratado diretamente pela Prefeitura.
Leia também