

O uso de cadeiras e guarda-sóis nas praias de Guarujá voltaram a ser liberados nesta sexta-feira (18). Porém restrições terão de ser seguidas para que não ocorra aglomerações que gerem risco de contágio do coronavírus.
Segundo a Prefeitura, ambulantes, condomínios, hotéis, pousadas e quiosques podem fazer a disponibilidade destes objetos, mas seguindo regras específicas. No caso dos estabelecimentos localizados próximos ou nas faixas de areia, cada ambulante ou quiosque poderá disponibilizar, no máximo, dez guarda-sóis, com duas cadeiras cada. Já para os hotéis, pousadas e condomínios, a regra tem uma diferença: a disponibilização está restrita a um guarda-sol e duas cadeiras para cada quarto/unidade habitacional.
Além destas determinações, também está proibida a ‘reserva de espaço’, que é quando o comerciante, hotel ou morador monta previamente os objetos antes mesmo de haver clientes dispostos a utilizá-los.
A pandemia no Guarujá
Esta e outras medidas foram criadas pelo comitê municipal de enfrentamento ao coronavírus, por causa da tava de ocupação dos leitos públicos. Segundo a Administração Municipal, a média está abaixo de 50%. Mas toda a precaução seguirá sendo feita.
Isso porque Guarujá estava na lista do Governo do Estado com índices preocupantes sobre a ocupação dos leitos de pacientes com COVID-19. Mas depois de duas semanas, a cidade vem registrando queda de ocupação, que foi de 6%.
Leia também
Atividades comerciais tem horário ampliado no Guarujá