A partir de agora Itanhaém passa a contar com uma nova Delegacia de Defesa da Mulher. A cerimônia de inauguração ocorreu por meio de videoconferência e o imóvel está localizado na R. Leopoldina de Araújo, 167, no Centro.
Com isso, todas as 9 cidades da Baixada Santista passam a contar com uma unidade da DDM. A cerimônia teve a participação virtual do governador João Doria (PSDB) e do seecretário de Segurança Pública em exercício, coronel Álvaro Batista Camilo, direto do Palácio dos Bandeirantes.
Também estiveram presentes à solenidade o prefeito Marco Aurélio Gomes dos Santos; a delegada geral de polícia adjunta, Elisabete Ferreira Sato; o diretor do Deinter-6, Manoel Gatto Neto; o delegado seccional de polícia de Itanhaém, Carlos Henrique Fogolin de Souza; a delegada titular da DDM de Itanhaém, Evelyn Gonzalez Gagliardi; e outras autoridades.
Delegacia especializada para a mulher
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) explica que a DDM é uma delegacia especializada no atendimento a mulheres vítimas de violência física, moral e sexual. Desde o ano de 1996, a Delegacia de Defesa da Mulher passou a atender, também, crianças e adolescentes vítimas desses crimes.
Com a Lei Maria da Penha, criada em agosto de 2006, ocorreram mudanças importantes no atendimento. Além de instituir novas formas de reduzir a violência contra a mulher, a lei criou providências mais rápidas para o tratamento dos casos.
Segundo a SSP, as antigas medidas emergenciais de proteção, como o afastamento do agressor, não eram tão rápidas, porque as mulheres precisavam de um advogado para fazer qualquer pedido ao juiz. Agora, o próprio delegado manda a solicitação ao juiz. De acordo com a Polícia Civil, a lei prevê, também, o desenvolvimento de trabalhos com diferentes órgãos governamentais, como Saúde, Justiça e Assistência Social.
Leia também