MundoSaúde

CoronaVac tem eficácia de 91% contra o coronavírus

Pesquisadores informaram que os dados surgiram na Turquia

Não é só no Brasil que a CoronaVac está sendo testada. A Turquia também está passa por testes clínicos para fazer a imunização contra o coronavírus. E lá foi constatado que a vacina produzida pela farmacêutica Sinovac tem 91,25% de eficácia.

Os pesquisadores turcos, junto com o conselho científico do governo, informaram ainda que nenhum sintoma importante foi detectado durante os testes da vacina no país. No entanto uma pessoa sentiu reação alérgica, mas nada que gerasse maior gravidade.

Estava previsto para a Turquia adquirir até o último dia 11 de dezembro, cerca de 50 milhões de doses da CoronaVac. Mas o embarque do imunizante foi adiado. O ministro da saúde do país, Fahrettin Koca disse que as vacinas chegarão já na próxima segunda-feira (28) e inicialmente 9 milhões de pessoas seriam vacinadas, começando pelos profissionais da saúde.

Brasil

Se na Turquia a aquisição da vacina da CoronaVac para começar a fazer a imunização está em andamento, o mesmo não se pode falar do Brasil. Embora tenham chegado mais 5,5 milhões de doses nesta quinta-feira (24), ainda não houve sequer a apresentação dos dados para que o uso emergencial fosse liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As informações seriam apresentadas na última quarta-feira (23), mas o prazo foi adiado outra vez por causa de uma determinação do laboratório Sinovac. “A Sinovac tem vários estudos clínicos em andamento, ela tem dados nossos e de outros locais. É importante que ela faça uma uniformização de dados, ela não pode analisar dados da mesma vacina com critérios diferentes. Então, este é o motivo principal, da mesma forma como ela não pode ter três eficácias para a mesma vacina”, explicou o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.

Por enquanto a previsão para que a CoronaVac comece a imunizar os brasileiros no Estado de São Paulo é dia 25 de janeiro de 2021. Porém é necessário que a apresentação dos dados que comprovem a eficácia seja feita para a Anvisa.

Leia também

São Paulo recebe quarto lote com 5,5 milhões de doses da Coronavac

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo