Santos

Ferrovia do Porto vai ter consulta pública

Os interessados tem 45 dias para apresentarem as propostas de colaborações

A Ferrovia Interna do Porto de Santos vai ter uma consulta pública. A informação foi confirmada pela Santos Port Authority (SPA), gestora do complexo portuário, e espera receber contribuições, subsídios e sugestões relativas à gestão, operação, manutenção e expansão.

Por meio de nota, a SPA informou que o modelo proposto consolida a dinâmica empregada no contrato vigente, celebrado com a Portofer. Ele compreende a gestão integrada da ferrovia por todos os interessados, autorregulação operacional entre as concessionárias ferroviárias, e rateio de custos e despesas proporcionais à movimentação de carga.

A SPA afirmou que o chamamento público legitima a dispensa de processo seletivo competitivo quando a oportunidade de negócio puder ser ofertada a todos os interessados. O modelo viabiliza a realização dos investimentos necessários à expansão ferroviária, em vista do aumento de demanda previsto com oferta para 50 milhões de toneladas.

Atualmente a Ferrovia Interna do Porto de Santos movimenta 45 milhões de toneladas. Mas a expectativa é que com o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ), a movimentação ferroviária possa chegar em 91% até o ano de 2040. A quantia pode chegar a 86 milhões de toneladas por ano.

Mas para que isso se concretize é necessário o investimento de R$ 2 bilhões para a realização de obras de expansão, novos ramais, sendo investimentos na ferroviária e um retropátio. Além disso os cruzamentos de passarelas de pedestres precisam ser eliminados.

Leia também

Receita Federal faz apreensão histórica de cocaína no Porto de Santos

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo