EducaçãoSantos

Creche em morro de Santos é inaugurada

Ela irá atender 170 crianças que moram na área

Foi inaugurada nesta segunda-feira (28) a creche e escola municipal Professor Orlando Adegas, que está localizada no Morro da Penha, em Santos. A estrutura vai atender 172 crianças do berçário I até o maternal II (4 meses a 3 anos) e funcionará em período integral.

As matrículas estarão abertas em janeiro, mas ainda sem um dia definido. A área está distribuída por quatro pavimentos. Conta com nove salas de aula com banheiros, brinquedoteca, sala multiuso, cozinha, refeitório, lactário, salas de coordenação, direção, orientação educacional e administrativo, playground e parque sonoro.

A entrega da unidade contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, familiares do homenageado que dá nome à escola e moradores. “A Prefeitura tomou uma decisão importante de investir em educação e, principalmente, na educação daqueles que mais precisam. E não há investimento mais importante que a educação infantil. Está na hora, como sociedade, de priorizarmos a educação de nossas crianças”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares da Silva.

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa também enfatizou a importância da educação na transformação de vidas. “Não há outro caminho para mudar o mundo que o da educação. Temos a obrigação de trabalhar para toda a Cidade, mas o compromisso maior é com quem mais precisa e estamos em uma região com muitas vulnerabilidades e desafios. As características geológicas da área não favorecem a construção, mas compramos o terreno, desapropriamos e construímos uma unidade com modernas instalações, ambientes climatizados e acessibilidade, dentro do novo padrão construtivo. O Morro da Penha merece essa escola, que fará a diferença e mudará a vida de muitas crianças”.

Quem foi Orlando Adegas?

O nome da escola presta homenagem ao professor e advogado Orlando Adegas, falecido em 2005. Eleito suplente de vereador na Câmara Municipal em 1968, assumindo o mandato em 1972, na 18ª Legislatura, e formado em Direito, Adegas lecionou na Escola de Comércio Coelho Neto (1962/1978) e no Colégio Tarquínio Silva (1962/1965).

Também atuou no Ateneu Santista (1970/1973) como professor de Técnica Comercial, Prática de Escritório e Contabilidade Pública, e foi servidor público, atuando na Secretaria da Fazenda entre 1954 e 1990.

O filho Carlos Eduardo Adegas agradeceu a homenagem ao pai. “Meu pai era uma pessoa muito generosa, que pensava no seu semelhante e não media esforços. Além de ser um próprio público, seu nome está em uma escola, um dos lugares mais nobres onde se propaga o amor. Um professor que tem vocação para lecionar está doando o seu saber. E a educação de base transforma a vida das pessoas”.

Leia também

Barreiras sanitárias orientam turistas em acessos de Santos

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo