IlhaBelaSaúde

Obras de hospital de campanha de Ilhabela são paradas

Local serviria para aumento de leito para tratamento de pacientes com coronavírus

As obras do hospital de campanha em Ilhabela foram paralisadas. A Prefeitura da cidade foi quem deu a ordem de paralisação da montagem da estrutura. O local serviria para atender os pacientes com coronavírus na alta temporada. É no verão que o município tem aumento no número de turistas.

O motivo alegado da gestão do prefeito Toninho Colucci (PL) é para gerar economia aos cofres públicos. Porém questionado por mais detalhes, nada mais foi informado. A Administração Municipal explica que a não construção da estrutura não irá implicar no atendimento à população. Mas um trabalho de readaptação de um prédio público será feito para que mais leitos acima do previsto seja construído.

A ex-prefeita de Ilhabela, Gracinha (PSD) se limitou a dizer que “lamenta muito, pois o objetivo era oferecer comodidade à população, uma vez que verificou-se o aumento do número de casos e por isso era necessário preparar a ilha”.

A obra

O centro hospitalar, batizado de hospital Mario Covas, ampliaria o número de leitos na cidade de 11 intermediários e 4 de UTI para 25 de enfermaria intermediária e 5 de UTI.

No início da pandemia, os pacientes sem sintomas do coronavírus estavam sendo levados para uma estrutura montada no Centro de Apoio Psicossocial (Caps), que tinha 22 leitos. Com o fluxo de pessoas para o turismo, a gestão anterior decidiu ampliar com uma estrutura anexa ao hospital.

A obra teve início no dia 10 de dezembro e a previsão inicial era que fosse entregue em dez dias, mas houve atraso e as obras seguiam até a paralisação determinada pelo novo prefeito.

Segundo o boletim epidemiológico atualizado na última terça-feira (5), Ilhabela tem nove pacientes internados com COVID-19, sendo seis na enfermaria e outras três na UTI. Ao todo, o município registrou 3.524 casos e 18 óbitos confirmados.

Leia também

Eficácia da CoronaVac contra o coronavírus é de 78%

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo