

Cinquenta quiosques de Santos foram fiscalizados nesta sexta-feira (15) durante Força-tarefa organizada pela Secretaria de Saúde, contando com apoio da Guarda Municipal. Eles percorreram os locais e um deles recebeu uma multa.
No total 80 profissionais de várias seções percorreram todos os locais. Mas dos 50 observados, seis encontravam-se fechados. Ao chegar em um quiosque do Canal 02, a equipe fez a fiscalização e constatou irregularidades com falta de higiene, alimentos armazenados sem procedência e sem a data de validade. Além disso outros 37 estabelecimentos tiveram uma notificação para fazer certas melhorias.
Quesitos da avaliação
A Força-tarefa teve como critérios para a fiscalização, estiveram a documentação dos permissionários dos serviços, a higiene na manipulação de alimentos, os produtos com data de validade em dia, além da uniformização adequada e de procedimentos de prevenção à COVID-19 como uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel para funcionários e clientes, além da distância mínima de 1,5 metro entre as mesas. A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).
“Alguns quiosques estão totalmente adequados, outros não, principalmente em relação aos documentos e à manipulação de alimentos. Estes, nós vamos notificar para fazerem o que deve ser feito. Nossa função é educar e orientar”, informou a chefe do departamento de Vigilância em Saúde de Santos, Ana Paula Valeiras.
Caso não cumpram as determinações, os permissionários podem receber multas que variam de R$ 1 a 10 mil, afirma a chefe da Sevisa, Luciane Marquês.
“No caso da documentação irregular, eles têm oito dias para comparecer à Vigilância Sanitária com os documentos atualizados. Se não levarem, recebem a multa. Já em relação à condição dos alimentos, se observarmos irregularidades, na mesma hora descartamos no lixo”.
Leia também
Vilas Criativas de Santos terão curso de Chocolateria



