Cultura e MúsicaSantos

Morre maestro Antônio Manzione

Ele formou diversos músicos e foi o professor de violão mais premiado no Brasil

Morreu nessa terça-feira (26), o maestro Antônio Manzione, que viveu boa parte da vida em Santos. Ele tinha 86 anos e foi vítima de complicações de câncer na medula e no duodeno, doenças que ele vinha enfrentando há alguns anos. O músico se destacou pela formação de diversos músicos e também como professor de violão, onde foi o mais premiado do Brasil.

Manzione nasceu no dia 21 de outubro de 1934, em São Paulo e foi discípulo do mestre Isaías Sávio, considerado até os dias de hoje como o ‘pai’ do violão no país. Passados dois anos ele se tornou professor no conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Já em 1969, o maestro  lançou o Sistema Coletivo, que anos mais tarde foi batizado de Sistema Manzione. Essa ideia permite que as aulas de violão fossem dadas a um grande número de alunos, mas usando um instrumento.

A vinda à Santos

Antônio chegou à Santos em 1972 e deu o primeiro curso oficial de violão. Já no ano de 1984, participou da criação da Camerata Heitor Villa-Lobos. Também regeu 1.000 violões na homenagem dos alunos ao seu quinquagésimo aniversário, com transmissão no programa Fantástico, da Rede Globo.

Em 2002, a Câmara Municipal de Santos batizou o curso oficial de violão da Prefeitura de ‘Curso de Violão Maestro Antonio Manzione’. Dois anos após, o Legislativo concedeu-lhe o título de Cidadão Santista.

Dentre os seus feitos estão mais de 1 mil apresentações, 27 mil alunos assistidos, sendo que 126 deles foram se apresentar no exterior e mais de 500 recitais individuais. Acumulou mais de 700 premiações entre troféus, medalhas, placas e diplomas.

Manzione deixa duas filhas e um neto. Por causa da pandemia do coronavírus, o velório e o enterro será reservado a amigos e familiares. Ele acontece nesta quarta-feira no Cemitério Metropolitano de São Vicente.

Leia também

Terra da caridade e da liberdade completa 475 anos

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo