EconomiaPraia GrandeSaúde

Praia Grande publica decreto sobre regras na fase laranja

Cidade seguirá as medidas do Plano São Paulo

A Prefeitura de Praia Grande publicou um decreto estabelecendo regras e o cumprimento de medidas obrigatórias da fase laranja após a atualização do Plano São Paulo. A cidade registrou um aumento de casos de pessoas infectadas com o coronavírus, embora as internações não tenha tido o mesmo crescimento.

A prefeita Raquel Chini fala deste cumprimento das medidas, mas relembra que comerciantes e a população também precisam colaborar para que os índices diminuam e assim haja uma maior flexibilização de todas as atividades.

“Fazemos parte de uma região metropolitana e temos que cumprir esta determinação regional vinda do Governo do Estado. Para seguirmos com dados positivos e retornamos à fase amarela, pelo menos, é necessária a responsabilidade de todos. Neste momento importante, é preciso uma parceria entre a Administração Municipal, comerciantes e população”, disse.

“Muitos estabelecimentos não cumpriram com os protocolos exigidos, inclusive, os de distanciamento social e utilização de máscaras. A Prefeitura está fazendo a parte dela, mas todos precisam colaborar para que tudo dê certo. Nos preocupamos muito com a economia local e queremos que continue girando, mas temos que prezar pela saúde de todos. O comerciante que não respeita estes protocolos, não respeita seus clientes. Estamos aqui para orientar, mas se for preciso passaremos a agir com mais rigor”.

A situação de Praia Grande com o COVID-19

No documento, constam também informações desde o início da pandemia, no que diz respeito ao número de óbitos, casos confirmados (aumento da positividade no 4º trimestre de 2020 sem aumento de internação), casos novos internados em leitos clínicos (taxa de ocupação atual de 18,70%), casos novos internados em leitos de UTI (taxa de ocupação atual de 52,5%); além de detalhamento destes dados nos 2º, 3º, 4º trimestres de 2020 e janeiro de 2021.

Ainda é reforçado por Chini, que Praia Grande possui a menor taxa de letalidade da Baixada Santista entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, sendo atualmente de 2,65%, além de alto índice de curados que segue sempre acima de 95%.

O novo decreto de Praia Grande segue o Plano SP, que define o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e demais atividades de segunda a sexta-feira, por até 8 horas diárias, no período compreendido entre as 6 horas e 20 horas, observada o limite de capacidade de atendimento em até 40%.

Devem seguir as medidas, estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços; escritórios; shopping centers, galerias e estabelecimentos congêneres; restaurantes, lanchonetes, quiosques, food trucks e estabelecimentos afins; salões de beleza, barbearias, cabeleireiros e clinicas de estética; escolas de idiomas, de cursos livre e educação profissionalizante; academias de esporte de todas as modalidades e centros de ginásticas; buffets e salões de festas; feiras de artesanato, ambulante de rua, estabelecimentos religiosos, eventos, convenções e atividades culturais.

O decreto ainda determina que devem ser afixados nos estabelecimentos o horário de funcionamento das atividades em local que permita visualização fácil e direta.

Além disso, está especificado que os estabelecimentos poderão manter-se em funcionamento após o horário previsto, para atender exclusivamente por meio de serviços de entrega de pedidos (“delivery”) ou para retirada de pedidos pelos consumidores, desde que não haja consumo no local ou aglomeração de pessoas junto ao estabelecimento.

Leia também

Comerciantes fazem novo protesto em Ubatuba

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo