O Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes (SinHoRes) da Baixada Santista acionou a Justiça contra o Governo do Estado. A categoria é contra as regras atuais da fase laranja do Plano São Paulo, onde após às 20h e aos finais de semana tem que entrar na fase vermelha.
Segundo o presidente Heitor Gonzalez, ele diz que a atual medida está trazendo prejuízos grandes para os setores e o pedido é por uma reclassificação. “Entramos com a ação pedindo a reclassificação do segmento para a fase amarela, pois entendemos que a medida não condiz com a real situação da ocupação de leitos da região da Baixada Santista”, destacou o presidente.
No último final de semana, diversos comerciantes e empresários de estabelecimentos fizeram uma manifestação no Gonzaga contra as restrições impostas pelo Governo do Estado. A decisão se haverá um reposicionamento deve sair ainda nesta sexta-feira (29). Mas se não houver mudança, a tendência é que a reclassificação seja feita apenas no próximo dia 8 de fevereiro.
Justificativa para o recurso
Os empresários do setor de hotelaria, bares e restaurantes alegam que a Baixada Santista está com as médias abaixo do estabelecido na fase laranja. A média da ocupação dos leitos de UTI na região é de 45%, enquanto que o Estado chega a 71%.
Por enquanto a fase laranja está em vigor e nela os bares e restaurantes devem seguir o funcionamento desta etapa e os outros comércios funcionam até às 20h de segunda a sexta. Mas após este horários e durante todo o final de semana todos devem estar fechados, permitindo apenas o serviço essencial, como mercados, farmácias, hospitais e padarias.
Já na fase amarela o comércio pode atuar com capacidade limitada de 40%, com horário reduzido de 10 horas, após as 6h e antes das 22h. Além disso, devem ser adotados protocolos de segurança gerais e setoriais específicos.
Consumo e atendimento deve ser feito apenas para clientes sentados. A venda de bebidas alcóolicas pode ser realizada até as 20h.
Leia também
Insatisfeitos com o Plano SP, empresários fazem protesto em Santos