Meio AmbientePolíticaSantos

Pesca na faixa de areia pode acabar

Vários peixes tem aparecido mortos nas praias devido a prática

A prática da pesca irregular na faixa de areia das praias de Santos pode acabar. O vereador Benedito Furtado (PSB) apresentou um projeto de lei que visa acabar com esta atividade. Um dos motivos se deve ao surgimento e o descarte dos pescados que não são utilizados para o comércio.

Além disso, movimentos veganos, ONGs ligadas à defesa animal, ambientalistas e os outros segmentos cobram atitude contra a pesca predatória. Especialmente a que é utilizada com arrasto, onde vários animais morrem. O vereador justifica que uma foto com mais de 20 arraias da espécie ticonha, ameaçadas de extinção, encontradas mortas na praia do Gonzaga, em Santos, no dia 28 de janeiro deste ano motivou a buscar esta mudança.

Segundo o Código de Posturas de Santos, a pesca amadora na orla da praia é liberada, mas os horários e outras determinações devem ser seguidas. A prática está liberada das 19h às 7h. Caso o projeto do parlamentar seja aprovado, “praticar a pesca com anzol, redes de arrasto, ou qualquer outra modalidade utilizada para captura de pescados” será proibida na orla de Santos.

O projeto, entretanto, não proíbe a pesca no deck do pescador, nem nas muretas da praia, localizadas após o fim da faixa de areia, prática que Furtado considera uma cultura caiçara tradicional e que não agride o meio ambiente como a atividade realizada à beira-mar.

Leia também

Câncer mata leão do Horto de São Vicente

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo