Saúde

Vacinação contra a COVID-19 em Serrana fica próxima de 50%

Cidade faz estudo clínico para imunização em massa

Passados 12 dias do início do estudo clínico para vacinação em massa contra a COVID-19, que acontece em Serrana, Região de Ribeirão Preto, o número de imunizados chegou perto de 50% de toda população. Até o momento 12.938 receberam as doses da CoronaVac.

Para realizar está pesquisa que visa a proteção das pessoas e da redução de casos do coronavírus, o Instituto Butantan, dividiu a cidade em quatro grupos, onde serão imunizados por etapas. Segundo a entidade, cerca de 45,58% da população de Serrana já foi vacinada, sendo que elas estão nos grupos amarelo e verde.

As próximas etapas da vacinação são da região cinza, está prevista para acontecer entre os dias 3 e 7. Já os voluntários da região azul, quarta etapa, devem ser vacinados entre 10 e 14 de março.

Os moradores receberão a segunda dose entre o 21º e o 30º dia após a primeira aplicação. Só que de acordo com os parâmetros da pesquisa, somente podem ser vacinados moradores de Serrana com 18 anos ou mais, exceto grávidas, lactantes e pessoas com doenças graves, podem participar da pesquisa.

Previsão de conclusão

A previsão dos resultados completos do estudo de vacinação em massa deve acontecer em maio. A intenção é saber a eficácia da vacina da CoronaVac em em frear a transmissão da COVID-19 em um universo coletivo, além de descobrir se o imunizante é capaz de diminuir casos graves, internações e mortes em uma cidade.

Mas também os pesquisadores buscam saber o tempo que Serrana vai demorar em atingir a chamada imunidade de rebanho. A cidade foi escolhida por ser de baixo número populacional, além de estar próxima a Ribeirão Preto, referência nacional em saúde

Só que a região apresentou dados preocupantes de transmissão do novo coronavírus em um inquérito sorológico realizado pelo Instituto Butantan em 2020.

Leia também

Vacinação em massa: a escolha de Serrana e os objetivos da iniciativa

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo