Motoristas de aplicativo realizam manifestação em Praia Grande
A carreata é para um pedido de aumento de valor


Nesta quarta-feira (17), motoristas de aplicativo se reuniram em Praia Grande para fazer uma carreata. A categoria pede um aumento no valor das tarifas cobradas pelas empresas de aplicativo, mas também querem segurança no trabalho.
A reunião foi no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues e pararam as atividades por 24 horas. Depois fizeram um buzinaço percorrendo várias vias até a divisa com Mongaguá. A volta foi pela orla da praia e um dos organizadores, Diego dos Santos contou que o pedido dos motoristas pedem pelo fim dos descontos que as empresas concedem aos clientes e por um aumento no valor das tarifa.
“A gente não tem aumento, o valor da tarifa é a mesma há seis anos, ficando abaixo do valor da gasolina. E, os descontos como Uber Promo e 99 Poupa acabam prejudicando nossos rendimentos” alega. Muitos motoristas tem trabalhado mais horas do que normal visando manter o rendimento.
Além de um aumento financeiro, os motoristas de aplicativo também querem mais seguranças, já que houve um registro maior de assaltos e até mortes de profissionais do transporte alternativo. Eles também pedem mais suporte para o profissional que se acidenta no trabalho ou que fica doente. Os motoristas alegam que os usuários são excluídos dos aplicativos sem nenhuma explicação e acabam ficando com dívidas por conta de financiamento dos veículos.
Resposta dos aplicativos
Em nota, a empresa 99 informou que está aberta ao diálogo e prioriza a melhoria contínua dos ganhos dos motoristas parceiros. A empresa disse que viabiliza parcerias e condições especiais nos preços dos combustíveis, manutenção de carros e aluguel com agências para reduzir os gastos dos parceiros. Um exemplo disso é o desconto de 10% em postos Shell.
A 99 ainda disse que está acompanhando de perto o movimento de alta dos combustíveis e abertos ao diálogo com motoristas e governo para construir uma solução que seja benéfica para todos. “Entendemos que nossa contribuição deve ser reduzindo o custo que os parceiros e parceiras têm e trazendo mais eficiência para suas rotinas”, disse a empresa.
Leia também