SantosSão VicenteTurismo

VÍDEO – Santos e São Vicente: de formas diferentes as praias estão vazias

Enquanto uma fez o cerco inclusive do calçadão, a outra apenas tem o monitoramento das guardas e Polícia

Cidades coirmãs que estão acatando a proibição de circulação nas praias. Santos e São Vicente seguem o protocolo de proibir o acesso, mas tomaram políticas diferentes para fiscalizar e coibir as pessoas de se movimentarem neste espaço.

Neste sábado (20), o Rede NoticiaZ fez uma ronda nas praias e em outros locais das duas cidades para acompanhar como andava a fiscalização e as medidas de proibição de pessoas na pior fase da pandemia do coronavírus.

Em São Vicente é possível perceber as praias com um número bem menor de pessoas circulando, em relação aos outros dias. Mas ela não estava vazia, já que foi possível observar algumas pessoas circulando tanto no calçadão, como na faixa de areia. Poucos estavam praticando surf na região da divisa com Santos. Ainda assim foi possível ver a Polícia Militar fiscalizando o local e dando orientações à população sobre o uso da máscara e a proibição de ficar nas praias.

A cidade implantou cercas, mas apenas na região da Biquinha. No Itararé tudo estava livre para acessos. Já no comércio, a maioria dos estabelecimentos funciona apenas por meio de delivery, sem permitir que a pessoa vá e pegue a refeição ou o objeto no local.

Santos

Em Santos, a Prefeitura, que já tinha cercado a faixa de areia, agora bloqueou totalmente o calçadão da praia deste sábado. Além disso a Guarda Municipal realiza rondas e abordagens constantes. Entretanto ainda há aqueles que tentaram de alguma forma seguir andando no calçadão, mesmo com as grades colocadas para prejudicar as passagens.

Já no jardim da orla e a região dos quiosques, telas e gradis foram colocados para bloquear o acesso. Mas para garantir ainda mais a segurança, tem equipes da Guarda Municipal fazendo rondas, para que ninguém burle as leis, inclusive os moradores de rua.

No comércio, os serviços não essenciais apenas funcionam por meio de delivery. Antes eles podiam funcionar em sistema drive-thru, ou seja, a pessoa ia até o local e pegava o produto ou alimento. Só que a maioria dos estabelecimentos não faz mais este trabalho.

Já no comércio essencial, alguns estabelecimentos estão com movimentos mais tranquilos. Porém em outros, houve presença de filas de pessoas. Alguns supermercados tiveram filas de pessoas querendo entrar nos locais e aguardavam outros clientes saírem.

Tudo por conta do lockdown que vai começar na terça-feira (23). Nele apenas os serviços essenciais poderão funcionar, mas a partir das 20h às 5h ninguém poderá circular nas ruas, exceto apresentando justificativa, como saída ou entrada de trabalho. Além disso, as feiras livres deixarão de funcionar e os supermercados também serão fechados aos finais de semana, funcionando exclusivamente por delivery. A mesma coisa vale para padarias, açougues e mercearias.

Quem descumprir as regras do lockdown estará sujeito a multas que variam de R$ 300 a R$ 10 mil. A fiscalização ficará por conta da Polícia Militar, Guarda Municipal, Procon e Secretaria Municipal de Finanças (Sefin).

Veja o vídeo:

Leia também

Lockdown inteligente vai funcionar na Baixada

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo