Saúde

Pela segunda vez na semana, Brasil tem mais de 4 mil mortes por Covid-19

Apesar de ser o segundo dia com mais óbitos, registro gera maior impacto

O Brasil registrou pela segunda vez nesta semana, uma marca superior a 4 mil mortes causadas pela Covid-19. Os dados foram confirmados nesta quinta-feira (8) e ao todo o país tem 45.287 vítimas desde o início da pandemiaEssa é a segunda pior marca em um dia até aqui.

Com isso, a média móvel de mortes no país nos últimos 7 dias ficou em 2.818. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +17%, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença. Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Mas esta nova marca de óbitos impressiona mais que o recorde de terça-feira (6), quando foram registradas 4.211 mortes. Isso porque é habitual que, justamente às terças, os números fiquem acima da média, em decorrência do represamento de dados do fim de semana. Só que por causa do feriado da Páscoa, a contagem só foi confirmada na terça. Ou seja, a doença está mais letal e a população e os governos Federal, estaduais e municipais precisam reagir e tomar medidas mais drásticas de proteção.

Já são 78 dias seguidos no Brasil com a média móvel de mortes acima da marca de mil; o país completa agora 23 dias com essa média acima dos 2 mil mortos por dia; e é o décimo terceiro dia com a média acima da marca de 2,5 mil.

Casos confirmados

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 13.286.324 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 89.293 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 63.372. Isso representa uma variação de -16% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de queda nos diagnósticos.

São onze estados que estão em situação de alta de mortes: Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Amapá, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Piauí. Já Goiás, Mato Grosso, Acre, Amazonas, Pará, Roraima, Tocantins, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe apresentam situação de estabilidade, ou seja, não houve grande aumento, mas também não tiveram queda significativa.

Somente o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia e Bahia mostraram queda de casos e mortes. Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.

Sobre a vacinação contra a Covid-19, até o momento, 22.170.108 pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19, segundo dados divulgados até as 20h. O número representa 10,47% da população brasileira.

A segunda dose já foi aplicada em 6.357.779 pessoas (3% da população do país) em todos os estados e no Distrito Federal. No total, 28.527.887 doses foram aplicadas em todo o país.

Leia também

Justiça barra importação privada de vacinas

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo