A Índia ultrapassou o Brasil nesta segunda-feira (12) como o segundo país com o maior número de casos confirmados de coronavírus, após registrar mais um recorde diário de novos infectados.
Foram mais de 168 mil novos casos nas últimas 24 horas na Índia, e agora o total de infectados é de 13,52 milhões (contra 13,48 milhões do Brasil).
Os Estados Unidos lideram o ranking com 31,2 milhões.
Segundo país mais populoso do mundo, com mais de 1,3 bilhão de habitantes, a Índia é quarto país em número de mortes (170 mil), atrás de EUA (562 mil), Brasil (353 mil) e México (209 mil).
A Índia enfrenta uma segunda onda de casos muito mais forte que a primeira, que ocorreu em setembro e não chegou a ter nenhum dia com mais de 100 mil novos infectados.
Mas, segundo o governo, a segunda onda tem sido menos letal. Só nas últimas 24 horas foram 904 óbitos, ainda abaixo do pico de 1,3 mil mortes em setembro.
Especialistas apontam como causas do novo surto: as aglomerações de pessoas, em sua maioria sem máscaras; as festas religiosas; os comícios eleitorais; e as novas variantes.
Leia também:
Qual deve ser o intervalo entre as vacinas contra Covid e Influenza