BertiogaMeio Ambiente

Tartaruga-verde é encontrada morta em Bertioga

O Instituto Gremar foi acionado para recolher o animal

Uma tartaruga-verde foi encontrada morta na faixa de areia da Praia de Guaratuba, em Bertioga. O animal já estava em decomposição e tinha um fio preso na nadadeira esquerda. Possivelmente foi ele quem causou o ferimento fatal ao bicho.

Um funcionário de um hotel próximo a praia contou que por volta de 16h30 viu uma grande quantidade de urubus na areia e decidiu ir até o local. “Quando cheguei perto, vi que era uma tartaruga. Já estava morta e em estágio de decomposição. Coloquei uma caixa plástica para preservar o animal, liguei para o Gremar e permaneci ao lado, aguardando a chegada deles”, conta.

Segundo o biólogo Eric Comin, o animal encontrado era uma tartaruga-verde. “A principal ameaça é a pesca de emalhe, que é a famosa rede. Nas imagens da para ver que ela tem vários fibropapilomas, causadas devido à poluição ambiental”, afirma.

A tartaruga-verde pode chegar pesar até 200 kg e até 1,43 metros de comprimento. A espécie, que é herbívora, costuma se alimentar algas marinhas, mas quando mais novas também comem caranguejos, medusas e esponjas.

O Instituto Gremar informou que resgatou a tartaruga-verde já em óbito, na praia de Guaratuba. Apesar da realização do exame de necropsia, não foi possível determinar a causa da morte do animal devido ao avançado estado de decomposição. No entanto, notou-se um fio amarrado à nadadeira esquerda e diversos fibropapilomas (lesões benignas) pelo corpo.

Segundo o Gremar, tartarugas-verdes jovens, de aproximadamente 50 cm de tamanho, são avistadas com frequência no litoral, pois se alimentam de algas em costões rochosos da região. A espécie costuma sofrer impactos severos da ação humana, principalmente, por ingestão de lixo e afogamento por captura acidental em redes de pesca.

Leia também

Esperança no Rio Pinheiros? Peixes são vistos no local

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo