Polícia

VÍDEO – PF faz operação contra desvio do Auxílio Emergencial

Mandados de busca e apreensão ocorreram em cidades paulistas

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (16), operações para desarticular organização criminosa acusada de aplicar desvios do Auxílio Emergencial. Segundo as primeiras informações, os acusados aplicavam golpes e fraudes contra os beneficiários do Governo Federal.

De acordo com a PF, os objetivos eram  identificar fraudes massivas e a desarticulação de organizações criminosas que atuam causando prejuízos aos programas assistenciais. Mas para atender todo o trabalho, houve uma divisão das operações. Uma chamada de ‘Operação Lotter’ e a outra de ‘Operação Botter’

Operação Lotter

Em Campinas e Região foi deflagrada a Operação Lotter. Nela foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão. Sendo seis em Paulínia e outras duas em Sumaré. Além disso também foi determinado um mandado de prisão temporária na cidade de Paulínia.

A organização criminosa conta com oito pessoas e utilizava programas de computadores para invadir a conta dos beneficiários, transferindo o dinheiro para contas dos criminosos por meio do pagamento de boletos gerados em site de sistema de pagamentos ou por meio de transações eletrônicas.

Durante as investigações ficou comprovado que houve o furto de mais de R$ 135.000,00. Os policiais alegam que isso indica que cerca de 225 famílias foram lesadas.

Operação Botter

Já em Sorocaba foi deflagrada a ‘Operação Botter’, onde foram cumpridos 8 mandados de busca e apreensão. Elas ocorreram nas cidade de Tatuí (3), Boituva (1), Paulínia (3) e uma em São Paulo. Além disso, foi cumprido um mandado de prisão preventiva contra um suspeito. Ele foi o responsável por fraudar 170 auxílios emergenciais durante a primeira rodada do programa em 2020. A Polícia Federal explica que o prejuízo total já confirmado de R$ 435.000,00.

Enquanto lotter refere-se a usuários que se utilizam da internet para enganar os outros, aproveitando-se da boa-fé ou fragilidade de terceiros, botters são usuários que operam bots (robôs).

Veja o vídeo:

LEIA TAMBÉM

VÍDEO – Polícia Federal faz operação contra pornografia infantil

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo