VÍDEO – Ação da Polícia Ambiental rende multa pesada em Guarujá
Houve apreensão de camarões, que estão em época de defeso


A Polícia Ambiental realizou mais uma operação de fiscalização contra pesca irregular e apreendeu 60 Kg de camarão em uma praia de Guarujá. Além disso, também ocorreram apreensões de embarcações, dos petrechos usados na pesca e multa aos pescadores envolvidos.
Os policiais faziam um patrulhamento preventivo em uma Área de Proteção Ambiental, na Praia do Perequê, quando avistou dois barcos. Os pescadores viram a vinda dos policiais e ainda tentaram disfarçar. No entanto o ato de cortar os cabos de sustentação da rede e o descarte dos pescados e outros objetos foi em vão.
As embarcações passaram por vistoria e os camarões foram encontrados. Os tripulantes confessaram a pesca e a intenção de se escapar da irregularidade e do flagrante. Eles foram indagados sobre as documentações necessárias, mas nenhum deles tinha a carteira de pescador profissional, contrariando a legislação pesqueira vigente, além da pesca em período proibido, no caso do defeso do camarão.
Assim foram elaborados dois autos de infração ambiental para cada um, no valor total de R$2.000,00 pela falta de licença e por pescar o crustáceo no defeso. Além disso, eles receberam dois autos de infração ambiental em desfavor dos dois tripulantes da segunda embarcação abordada, no valor de R$500,00 cada, por “dificultar a ação do poder público, no exercício de atividade de fiscalização ambiental”.
Abordagem em terra
Simultaneamente à ação, equipes de Policiamento Náutico por terra, fiscalizavam comércios de pescado e patrulhavam a faixa arenosa. De repente os policiais avistaram uma aglomeração em um ponto da praia de Guarujá. Só que com a aproximação da viatura os populares se evadiram, abandonando no local. No local haviam três caixas de isopor, contendo 40 quilos de camarão sete-barbas e 20 quilos de pescado diverso.
Não foi possível identificar os proprietários do pescado ou responsável pelo comércio dos mesmos, sendo feita a imediata apreensão e doação ao Lar Residencial Eno Gregorio Antubes, instituição beneficente cadastrada no Guarujá, e que atende pessoas carentes e em situação de risco.
Veja o vídeo:
LEIA TAMBÉM
Polícia Ambiental descobre armazenamento de camarão