São Vicente

Chuvas intensas podem chegar em São Vicente

Defesa Civil alertou para este risco da mudança do tempo e de escorregamentos

Tem alerta da Defesa Civil de São Vicente sobre o tempo. A virada do clima pode trazer chuvas intensas e volumosas que podem causar alagamentos e riscos de escorregamentos em áreas dos morros. A previsão é que ocorra entre este domingo (18) e terça-feira (20).

A Prefeitura de São Vicente alerta aos moradores de áreas situadas nos morros devem ficar atentos, pois as tempestades previstas podem aumentar os riscos de escorregamento. Ao primeiro sinal de água barrenta nas encostas, estalos, trincas, degraus de abatimento, muros embarrigados ou inclinados, a recomendação da administração é deixar o imóvel imediatamente e buscar abrigo em local seguro.

Mas outros sinais que podem indicar riscos de escorregamento são: portas ou janelas empenarem ou emperrarem de repente; aparecimento de rachaduras novas no reboco, concreto, tijolos e fundações ou se rachaduras antigas se alargarem; paredes externas e calçadas começarem a se afastar do prédio; aparecimento de água e protuberâncias na base da encosta e sons incomuns, como árvores quebrando, pois podem indicar movimento do terreno.

Nestes casos, a Prefeitura de São Vicente orienta os moradores a abandonarem o local, nunca ignorarem uma ordem de evacuação e ficarem em alerta e acordados em caso de tempestades fortes. Pois muitas mortes por deslizamentos de terra ocorrem enquanto as pessoas estão dormindo.

Além disso, a Administração Municipal explica que nunca se deve atravessar uma via com água ou lama de deslizamento fluindo, ou uma ponte, caso note um fluxo de deslizamento se aproximando. De acordo com o órgão, nestes períodos de chuvas intensas, é importante se manter atento às notícias locais para obter informações e, em qualquer emergência, acionar a Guarda Civil Municipal, pelo telefone 153.

Tempo na Baixada

A Defesa Civil de São Paulo esclareceu que, entre domingo e terça-feira, um sistema meteorológico irá avançar pela costa do estado, provocando condições para chuvas fortes e volumosas, com momentos de tempestades severas, seguidas por raios e ventos, na Região Metropolitana de São Paulo e Baixada Santista.

Por isso, é importante que a região preste uma atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.

LEIA TAMBÉM

Cultivo de plantas em casa aumenta

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo